Qual o Melhor Diretor de Cinema?

Sim, pois é: muita, muita pretenção do Sessões. Mas não estamos nem aí! Agora é a vez de mostrarmos qual a nossa opinião e saber a opinião de vocês sobre direção! Qual é o Melhor Diretor de Cinema? São tantos e tantos cineastas que conseguem criar obras primas, sonhos e realidades. Porém há os que sabem bem como fazer as piores realizações cinematográficas, mas esses deixemos de lado!

Nós do Sessões fizemos a nossa eleição individual (clique aqui) e com 'critérios' criados por nós mesmos chegamos a 18 nomes. Certamente poderiam ser mais, mas esses ilustram bem o que há e o que houve de melhor por trás das telonas. São eles:


Alejandro González Iñarritu (1963) - Mexicano
Filmes: Amores Brutos, 21 Gramas, Babel e Biutiful

Alfred Hitchcock (1899-1980) - Inglês
Principais Filmes: Psicose, Janela Indiscreta, Intriga Internacional, Os Pássaros, Marnie, Pacto Sinistro, Cortina Rasgada, Um Corpo que Cai, Dique M para Matar, Ladrão de Casaca, Os 39 Degraus, entre outros.
Bernardo Bertolucci (1941) - Italiano
Principais Filmes: Ultimo Tango em Paris, O Ultimo Imperador, Era uma Vez no Oeste, Beleza Roubada, O Céu que nos Protege, 1900, O Conformista, entre outros. 

Charles Chaplin (1889-1977) - Inglês
Principais Filmes: O Grande Ditador, Tempos Modernos, Luzes da Cidade, Luzes da Ribalta, Em Busca do Ouro, O Garoto, Monsieur Verdoux, entre outros.

Clint Eastwood (1930) - Norte-Americano
Principais Filmes: Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Gran Torino, Invictus, A Troca, Além da Vida, A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima, Crime Verdadeiro, As Pontes de Madison, entre outros

David Lynch (1946) - Norte-Americano
Principais Filmes: Cidade dos Sonhos, Império dos Sonhos, O Homem Elefante, Veludo Azul, Duna, Eraserhead, Coração Selvagem, Estrada Perdida, Rabbits e Uma História Real.
Federico Fellini (1920-1993) - Italiano
Principais Filmes: 8 e 1/2, Os Palhaços, A Doce Vida, Ginger e Fred, Amarcord, Roma de Fellini, Satyricon, Noites de Cabíria, entre outros.


Fernando Meirelles (1955) - Brasileiro
Filmes: Cidade de Deus, Menino Maluquinho 2, Domesticas, O Jardineiro Fiel, Ensaio sobre a Cegueira, Som e Fúria - o Filme, 360.

Francis Ford Coppola (1939) - Norte-Americano
Principais Filmes: O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão II, O Poderoso Chefão III, Apocalypse Now, Tetro, Dracula de Bram Stoker, O Selvagem da Motocicleta, Vidas sem Rumo, A Conversação, entre outros.

François Truffaut (1932-1984) - Francês
Principais Filmes: Os Incompreendidos, Atirem no Pianista, Jules e Jim, O Homem que Amava as Mulheres, Idade da Inocência, O Garoto Selvagem, Fahrenheit 451, entre outros.

Jean-Luc Godard (1930) - Francês
Principais Filmes: Acossado, Viver a Vida, Alphaville, Nossa Música, Filme Socialismo, Rei Lear, Carmen de Godard, O Desprezo, entre outros.

Lars von Trier (1956) - Dinamarquês
Principais Filmes: Dogville, Dançando no Escuro, Manderlay, Anticristo, O Grande Chefe, Os Idiotas, Europa, Medea, Melancolia, entre outros.

Martin Scorsese (1942) - Norte-Americano
Principais Filmes: Os Bons Companheiros, Os Infiltrados, Ilha do Medo, Taxi Driver, New York New York, A Cor do Dinheiro, Cabo do Medo, A Última Tentação de Cristo, Touro Indomável, Cassino, O Aviador, entre outros.
Pedro Almodóvar (1951) - Espanhol
Principais filmes: Má Educação, Fale com Ela, Tudo Sobre Minha Mãe, Volver, Abraços Partidos, Lei do Desejo, Kika, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, entre outros.
Stanley Kubrick (1928-1999) - Norte-Americano
Principais Filmes: Laranja Mecânica, Barry Lydon, 2001 - Uma Odisséia no Espaço, O Iluminado, Nascidos para Matar, De Olhos Bem Fechados, Dr. Fantástico, Lolita, Glória Feita de Sangue, O Grande Golpe, entre outros.

Steven Spielberg (1946) - Norte-Americano
Principais Filmes: ET , AI - Inteligência Artificial, Tubarão, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, A Cor Púrpura, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, O Terminal, Prenda-me se For Capaz, entre outros.

Walter Salles (1956) - Brasileiro
Principais Filmes: Central do Brasil, Diários de Motocicleta, Água Negra, Linha de Passe, Abril Despedaçado, Terra Estrangeira, A Grande Arte, O Primeiro Dia, entre outros.
Woody Allen (1935) - Norte-Americano
Principais Filmes: Meia Noite em Paris, Bananas, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, O Sonho de Cassandra, Vicky Cristina Barcelona, Match Point, Manhattan, A Rosa Púrpura do Cairo, Zelig , entre outros.
 
Qual é o Melhor Diretor de Cinema? Continue votando! Para saber como está a votação, clique aqui! Caso não concorde com nenhum desses, escreva no comentário e deixe sua opinião. Mesmo se gostar de um desses 18, deixe também seu comentário.

Comentários

  1. Meu oscar de melhor diretor vai para Charles Chaplin. Pelo conjunto da obra, pelo artista e homem que foi. Ponderei e conclui.

    Cinco dos dezoito indicados já tiveram filmes comentados no blog, basta clicar nos filmes em relevo.

    Notem que nenhuma mulher foi indicada para esta lista.

    Sinto a falta de três grandes diretores: Jackie Chan, Mazzaropi e Bruce Lee. (rsrsrs)

    Para os desavisados o filme do diretor Sérgio Rezende, 'Salve Geral', que revive a história do lendário dia em que o Estado de São Paulo parou diante dos ataques da facção criminosa PCC, é o pré-representante brasileiro no Oscar 2010. Estará nos cinemas brasileiros a partir do próximo dia 2 de outubro.

    Um 'Salve' pra galera.


    Mateus Moisés
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Complicado escolher um né?
    Eles são os melhores cada um da sua maneira, uns mais populares outros gênios mais reclusos.
    Por motivos um tanto pessoais meu voto vai para Clint Eastwood e resalva para sua atuação em menina de ouro.
    Uma jóia comtemporânea, jà que não se fazem filmes como antigamente.
    Luana

    ResponderExcluir
  3. cadê o tim burton?
    ele não pode ser o meu favorito?
    hehehe

    ResponderExcluir
  4. Sempre complicado apontar o melhor mas eu vejo Kubrick e Hitchcock acima dos outros. Pelo menos quando assito a qualquer obra dos dois me vejo diante de um ritual diferente de quando vou assistir outro diretor, até mesmo um Lars Von Trier...

    ResponderExcluir
  5. Como já temos uma Luana comentando, lhes digo que, agora quem comenta é Luana Manno!
    O que fizeram com o Quentin? Judiação do menino merecia estar entre os melhores. Como Ana Laura, acho também que sobraram uns nomes aí...
    já já Ana irá comentar!

    Alfred! Alfred! Alfred!

    ResponderExcluir
  6. N-O-S-S-A! verdade, e o Tim Burton?!

    ResponderExcluir
  7. Legal essa idéia de discutir quem é o melhor diretor, mas acho que aí na enquente alguns estão sobrando (David Lynch, Lars Von Trier e Walter Salles) e outros estão faltando - os já comentados Quentin Tarantino e Tim Burton e o ótimo Luis Buñuel.
    Quando eu conseguir me decidir, voto em alguma das opções aí.. rs

    ResponderExcluir
  8. Acho difícil escolher. Pra mim seria o Steven Spielberg pois os filmes que ele dirige e produz se aproximam mais do que eu gosto em cinema: não só uma arte mas também um bom entretenimento.

    ResponderExcluir
  9. Acho difícil escolher. Pra mim seria o Steven Spielberg pois os filmes que ele dirige e produz se aproximam mais do que eu gosto em cinema: não só uma arte mas também um bom entretenimento.

    ResponderExcluir
  10. O meu diretor preferido é Wong Kar-Wai, mas como ele não está na lista, vamos ao que interessa:
    Eu gosto bastante de exatos 72,2% da lista.E além dos já citados, eu ouso dizer que até Almodóvar está sobrando.E ainda acho que faltou o Andrei Tarkovski na lista, além alguns outros que eu devo estar esquecendo.
    No mais, o meu voto vai para o Hitchcock.

    ResponderExcluir
  11. Realmente faltam nomes na lista. Não sei se Quentin Tarantino deveria estar, mas indubitavelemente o cara é muito representativo e único. Cito Oliver Stone, Buñuel, Dreher, Antonioni, Pasolini, Wong Kar Way, Polanski, Glauber Rocha, Hector Babenco (poderia estar no lugar de Meirelles). Da lista fico muito em dúvida entre os gênios Hitchcock, Truffaut, Chaplin, Fellini, Godard... Vixe, que difícil!
    Decido, então por Chaplin, embora acredite que todos os diretores apontados são a cara do seu trabalho, Chaplin consegue ser mais, pensou em dirigir-se e conduzir o mesmo personagem em histórias diferentes e sempre superando-se. Voto em Chaplin, pois ele foi um grande defensor de seu trabalho, suas idéias e traduziu isto para sétima arte e imortalizou sua genialidade.

    ResponderExcluir
  12. Considerações:
    1. Certamente faltam nomes e nem todas as listas conseguem agradar a todos.
    2. Acredito que chegamos em bons nomes e variando bem o velho com o novo.
    3. O único diretor que esteve em todas as nossas votações foi Stanley Kubrick, mas nem por isso é o meu voto (seria minha segunda opção).
    4. Pedro Almodóvar é o meu voto. Motivo: Almodóvar consegue aliar a técnica, temas polêmicos, bela estética e sabe como mostrar a feminilidade como ninguem. Sabe aquelas coisas de fã, de gostar a primeira vista? Bom, por isso.

    Parabéns aos meus sócios por um dos melhores Tops que já fizemos!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  13. No meu ponto de vista faltou Win Wenders. Fui o único dos sócios que votou nele. Mas votação é isso mesmo. Achei que a lista ficou ótima. Desses, voto em Stanley Kubrick

    ResponderExcluir
  14. Voto no Spielberg........
    gosto de filmes comerciais né!

    ResponderExcluir
  15. UAhauahuhauh dá hora o comentário da sheila....

    Eu particularmente,penso que,escolher um é uma nescidade de fanáticos.

    Seria como tentar discernir as diversas variantes do branco da antártica.

    Ainda assim,o melhor para mim varia de acordo com o meu estado de espírito e o meu sprit du temps.

    Uns dias eu acordo com a graça de chaplin,outros com a ironia de um Trier;outros dias me trazem a imagem poética de Fellini,o labirinto de significados de Lynch; e ainda sobra espaço para "O filho que era mãe" do Hitchcock,as violências de Scorsese e a abrangência Kubrickiana.

    Ora, com tanta coisa boa por ai a fora eu não posso me dar o luxo de escolher só.

    Eu quero tudo e todos,insaciavelmente,agora!!!


    Fernando Moreira dos Santos
    Sessões

    Viva a antropofagia!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Difícil questão esta que está sendo proposta... Tão complicada quanto eleger o melhor filme de todos os tempos... Ou o melhor ator, a melhor atriz... Se a cada festival de cinema, realizados anualmente, isto já é complicado, imagine então se pensarmos em "todos os tempos"... A lista apresentada é muito seleta e todos merecem total respeito por suas escolhas (os que aqui já opinaram)... Os diretores, cada um deles, tem obras e trabalhos imortais, que para sempre ficarão eternizados em nossas memórias... Penso que entre os brasileiros faltou Glauber, entre os americanos John Ford e Frank Capra, entre os naturalizados americanos, Billy Wilder... De qualquer modo, se tiver que escolher um deles, ficaria também com Chaplin... Eterno e imortal gênio da Sétima Arte... Mas também com Spielberg e sua fantasia... Scorsese, o maestro de algumas histórias impossíveis... Walter Salles e suas belas histórias brasileiras... Meirelles e grandes filmes como O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus... Impossível escolher um só...

    ResponderExcluir
  17. C A D Ê O G Ê N I O, J A M E S C A M E R O N !!!!! ELE É O MELHOR, QUEM VAI SE ESQUECER DO ÉPICO, CLÁSSICO, IMPOSSIVEL DE TIRAR DA MEMÓRIA TITANIC!!!!!!!
    E O IMPRESSIONANTE E MAGNÍFICO AVATAR!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ah um só?
    hmmmm... Clint Eastwood, Spielberg e Almodovar! Mto bons, impossível escolher um só!

    ResponderExcluir
  19. Adorei!

    *-*

    Num tem uq tirar nem uq colocar nessa lita. =D

    ResponderExcluir
  20. Coppola e Kubrick são geniais de um ponto de vista original.. sem influencias. Voto neles!
    Mas concordo que faltou Tarantino pra completar o trio excentrico.

    André

    ResponderExcluir
  21. Complicado, né? Mas nesses assuntos acho que se apela ao coração, aos filmes que vivem sua história, que te refletem um pouco, que te ajudam a crescer que mudam contigo, que se relacionam com a sua estrada. E para eleger um melhor diretor, confio no que ele de melhor me disse, no que de mais íntimo meu soube me mostrar...gosto muito da maioria dos citados, citaria diversos outros e possivelmente o melhor não estaria em nenhuma lista, mas o meu mais querido empatando com vários, é Woody Allen, pois nos filmes dele soube me curar, rir de mim mesmo, das besteiras dos outros e entender muito antes de passar por várias situações, o quanto é complicado se relacionar com alguém, de qualquer jeito, por qualquer motivo. Apelo a doses cavalares de "Noivo neurótico, noiva nervosa" todas as vezes em que estou bem do coração e em todas as vezes em que estou mal, a irônica importância do amor, esse sentimento tão banal, pois vejam, se vende até em banca, é comovente, se apaixonar é talvez a maior experiência de nossas vidas, da história da humanidade, mesmo que nós chegamos a visitar outras galaxias, nosso bem maior está aqui dentro, saber lidar, perder, ganhar nesses assunto corresponde a matéria igualmente louca, desniveladamente hilariante...Woody Allen, I love You!

    ResponderExcluir
  22. Cadê Tarantino?? Me senti lesada!
    Mas enfim, depois de Tarantino, para mim é Scorsese quem lidera. Meu voto foi pra ele!

    ResponderExcluir
  23. Pela inimitável e grandiosa visão, se é para escolher apenas um, vou de Federico Fellini.

    Parabéns pelo Blog, muito bom! Abs

    ResponderExcluir
  24. cade glauber rocha? cade josé mojica marins? cade rogério sganzerla? cade mario peixoto? cade karim ainouz? cade walter hugo khouri? cade luis sérgio person? cade julio bressane? cade ruy guerra?
    meu, em uma lista de 18 diretores, vocês escolhem só dois brasileiros? nossos diretores são muito melhores que esses gringos ai (:

    ResponderExcluir
  25. Vcs esqueceram do revolucionário Fritz Lang!! =O

    ResponderExcluir
  26. Acho muito interessante quando alguém se manifesta com indignação contra a nossa lista. É lógico que muitos nomes poderiam estar relacionados, que poderiamos tirar alguns nomes. Mas só para lembrar, a lista foi feita a partir das seis listas pessoais de cada membro do Sessões. Os mais votados entraram na lista que divulgamos no blog.
    O legal é que o assunto é polêmico mesmo e ficamos contentes com o debate proporcionado.
    De qualquer maneira, penso que nossa lista é boa... ou não, dependendo do ponto de vista.

    ResponderExcluir
  27. facinho Steven Spielberg

    ResponderExcluir
  28. Impossível escolher o melhor de todos, mas meu voto foi para Alfred Hitchcock.
    Hitch foi pioneiro em muitas coisas, era um diretor muito disciplinado e inventivo.
    Todos os outros desta lista beberam na sua fonte.
    Parabéns pela enquete!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  29. Tarantino com certeza deveria estar aí.

    ResponderExcluir
  30. Fiquei em dúvida entre Pedro Almodóvar, Hitchcock, Woody Allen e Lars Von Trier, acabei votando no Lars Von Trier porque além de gostar muito de seus filmes, achei que os outros 3 estariam já com bastante votos.

    ResponderExcluir
  31. Realmente é uma questão sem solução e uma lista de poucos é sem dúvida injusta, na época em que votei escolhi Truffaut, mas Bertolucci é o cineasta de que mais tenho revisto os filmes. Tarantino é sim uma boa pedida, Anônimo. E se for para colocar mais na roda, cito outros três de que tenho visto filmes ultimamente - Kurosawa, Saura e Herzog. Os três são inimagináveis até que se veja.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  32. Pra mim o mais genial e inovador foi sem dúvida Stanley Kubrick. Mas cadê o grande Sérgio leone na lista?

    ResponderExcluir
  33. O melhor sem dúvida é o Spielberg agora faltou o Tim Burton,Quetin Tarantino e o James Cameron.

    ResponderExcluir
  34. Quentin Tarantino é o melhor por gosto.Por revolução não sei.
    Seus filmes totalmente imprevisíveis,com historias simples mas muito bem trabalhadas resultam em personagens e cenas memoráveis(nao esquecendo a trilha sonora do cacete!)
    Tem uma visão aguçada do cinema em geral que permite trabalhar bastante com referências,bem legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas