Filmes Baseados em Fatos Reais

Histórias de superação sempre são inspiradoras para seguir os caminhos da vida. Quando os relatos retratados no cinema são baseados em fatos reais, o público fica ainda mais atento, pois se já aconteceu uma vez pode acontecer novamente. O sucesso de histórias reais no cinema está no fato do ser humano identificar-se com a realidade possível ao alcance dos olhos, tirarem as lições e corrigir os erros. O ser humano gosta de olhar na tela e ver a si próprio. Veja algumas histórias reais e retratadas no cinema com muita qualidade e intensidade.

 

Mar Adentro - A história de Ramon Sampedro, vivido por Javier Barden, é polêmica, cheia de encanto e esperança pela liberdade. Após um pulo no mar, as pedras o deixaram tetraplégico, porém, totalmente lúcido. Ramón esteve recluso dessa prisão chamada cama e o que mais queria é a liberdade, que no caso dele, a morte. Suas cartas, escritas com a boca e com a ajuda de seu sobrinho tornaram-se sua voz, sua força e um marco na história da legislação espanhola sobre a eutanásia. Polêmico mas com ares de obra-prima, esse filme de Alejandro Amenábar vem para levantar assuntos delicados com a família, a sociedade e com o próprio ser humano conseguindo determinar seu próprio futuro. “Quando não se pode fugir, aprende-se a chorar sorrindo”.


O Escafandro e a Borboleta - Jean-Dominique Bauby é um mulherengo, bon vivant, vive na alta sociedade, editor da revista de moda Elle. Subitamente um derrame cerebral faz tudo mudar. Após 20 dias inconsciente, acorda, mas sem movimentos em todo corpo exceto pelo olho esquerdo. A partir daí Jean Do cria um mundo a parte. Ouvimos seus pensamentos, vemos através de seu olho e vivemos enclausurados em um escafandro. Relembrando sua vida dentro de sua mente, cria forças e emociona com sua vontade de viver e escrever seu livro, homônimo do filme. Sim, escrever com um método criado ao piscar do olho. Emocionante, inesquecível e reflexivo. Linda história, fortificado com a grande atuação de Mathieu Amalric, que nos passa toda a angustia de estar preso em um corpo, com a mente em pleno vapor.


Na Natureza Selvagem - A rebeldia juvenil é corriqueiramente abordada na vida real e nos cinemas. Porém a história do americano Christopher McCandless é marcante. Vendeu tudo, peitou a família, buscava novos ideais, queria aventura, buscava vida, mudou de nome. Chris agora era Alexander Supertramp e partiu com destino ao Alasca. E sozinho nessa longa caminhada percebeu que seus estudos, encontros e vida social de seus vinte e poucos anos de nada valeram perto da experiência da vida selvagem. A vida é muito mais do que viver. Lindo filme dirigido pelo ator Sean Penn e com uma trilha sonora que casa perfeitamente com o ideal de vida desse jovem, e nos ajuda a dar mais valor à nossa vida e vivê-la intensamente.



O Contador de Histórias - Roberto Carlos Ramos é mais um menino como muitos no Brasil, vindo de família pobre, cheio de irmãos e sem esperança. Sua mãe, na expectativa dar uma base o encaminha à FEBEM. Essa é a história de muitos nesse país, porém a vida de Roberto Carlos muda a partir da entrada da francesa Margherit na sua vida, fazendo uma pesquisa sobre meninos irrecuperáveis. Todos os medos, as fugas, as histórias, a vontade de mudar são pano de fundo para essa história linda de recuperação, bondade e que levanta questões importantes sobre atividade pública na questão de recuperação e cuidado dessas crianças. Roberto Carlos cresce, aparece e hoje é conhecido mundialmente, considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo. Linda história contada por Luiz Villaça num filme nacional que não teve grande repercussão, mas merece nossa atenção.

E você, gosta de filmes baseados em fatos reais ou isso é uma informação desnecessária na hora de escolher qual filme verá? Gosta mais da verdade das histórias que aconteceram ou a criatividade da criação da mente humana?

Outros filmes baseado em fatos que já foram comentados no Sessões: Helter Skelter, Mary e Max - Uma Amizade Diferente, VIPs, O Homem Elefante, Frost/Nixon, Sempre ao Seu Lado, A Rede Social, Valsa com Bashir, Mãos Talentosas - A História de Ben Carson, Escritores da Liberdade, Diários de Motocicleta, O Pianista, Invictus, entre outros...

Quais outros filmes baseados em fatos reais são memoráveis? Comente!

Esta matéria foi veiculada na Revista City Penha, edição 46, de março de 2011.

Equipe do Sessões

Comentários

  1. Os que me vem à cabeça são:
    Titanic, Olga, Última Parada 174, Salve Geral, Billy Eliot, Preciosa, Jamaica Abaixo de 0, Jean Charles, Meu Pé Esquerdo, O Homem Elefante... Ixe, claro que deve ter mais um monte. Comentem!

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Já assisti na natureza selvagem e o contador de histórias... os dois ótimos!! recomendo o livro tbbm desse ultimo..se chama as 15 lições da pedagogia do amor!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. ja vi todos os filmes citados acima...otimo post! parabéns...o melhor deles,pra mim é Into the Wild ( Na natureza selvagem ) filme e livro...o Escafandro e a borboleta também é muiiito bom e O contador de histórias é sensacional!!! hoje tive a oportunidade de assistir "127 horas" com james franco no papel principal...muito bom tambem!! recomendo!

    ResponderExcluir
  4. jah vi o contador de histórias... é bem legal. recomendo. :B

    ResponderExcluir
  5. MARLEY E EU... MUITO BOM O FILME

    ResponderExcluir
  6. Já assisti a todos eles. Inclusive tenho os livros do Escafandro e a Borboleta e do Na Natureza Selvagem. É impossível não ser contagiado pela ideologia do Cris.

    ResponderExcluir
  7. o foda de tudo e FATOS REAIS ¬¬ se e fato e real meu querido, nao existe fato fantasioso ¬¬ fora o pleonasmo o post ta show. :D

    ResponderExcluir
  8. "profissão de risco", muito bom, muito bom mesmo, e é uma história real, vele apena assistir (:

    ResponderExcluir
  9. FATO REAL? Existe fato irreal? AFF!!!

    ResponderExcluir
  10. O pessoal só comenta aqui pra corrigir a gramática do autor. VÃO SE FERRAR! SEUS IDIOTAS!
    bando de pseudo-intelectual que pensa que são os mais inteligentes e que não erram nunca, vtc! ¬¬

    ResponderExcluir
  11. gosto do prenda-me se for capaz. baseado em fatos também

    ResponderExcluir
  12. O Escafandro e a Borboleta é muito bom !
    Mas, detalhe.. ele não fica 20 anos inconsciente, e sim 20 DIAS! ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Muito interessantes, os filmes baseados em fatos reais são realmente os melhores.

    Gostei muito do Em Busca da Felicidade, Anjos da Vida - Mais bravos que o mar, Tropa de Elite 2 ...e muitos outros filmes baseados em fatos reais, como disse, são os melhores, pois não inventam na maioria das vezes uma realidade completamente irreal.
    Abraços! Bom Post!

    ResponderExcluir
  14. Prendame se for capaz, eh muito bom também :D

    ResponderExcluir
  15. Pessoal gostei do site, muito bom.
    Mais tem gente idiota que fica postando coisas imbecil.
    Seu idiota que pergunta se existe fato irreal; Claro que existe seu burro. O que você pensa sobre os contos de fadas, poesias, grandes classicos do cinema que foram inventados e até hoje muitas pessoas lembram da historia, em?; isso se chama fatos ireal.
    Mas você que dar aulas, vá ser professor, porem antes disso estude primeiro.

    ResponderExcluir
  16. um filme que gostei muito foi o óleo de Lorenzo,emocionante demais,vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  17. se titanic estivesse nessa lista pensaria em ver se gostaria

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Radio
    Um sonho possivel
    Estrada para gloria
    127 horas
    Somos Marshal
    Homens de Honra
    Quebrando a banca

    ResponderExcluir
  19. Inimigos Publicos certamente melhor filme em fatos reais para mim, outros 10 excelentes também.

    A lista de Schindler
    Sempre ao seu lado
    Profissão de risco
    Diamante de Sangue
    O pianista
    Assalto ao banco central
    Pearl harbor
    O discurso de Rei
    O exorcismo de Emily Rose
    Tiros em Huanda

    ResponderExcluir
  20. Recomento também mais 10

    Hotel Huanda
    Invictus
    Efeito dominó
    sequestro do metrô
    O senhor das armas
    Preda-me se for capaz
    A duquesa
    Meu nome é Rádio
    Lula o filho do Brasil
    Olga

    ResponderExcluir
  21. gosto de filme fatos reais porque eles mexem muito com meus sentimento e eu mergulho nessas estorias e aprendo muinto com elas

    ResponderExcluir
  22. boa noite,gente procuro saber o nome de um filme que vi quando era adolecente e assim a historia: Uma moça trabalha num hotel ou mora nao me lembro bem,ela acho que ela trabalhava num bar,era uma garçonete,ela tinha uma amiga trabalhavam juntas,la ela conhece o homem da sua vida,ou parecia,ele a seduz namora,e casa-se com ela ,passar uns anos ela passa apanhar,a ser agredidida,essa amiga dela ajuda ela sair de casa ,mas acaba voltando com as promesssas qque o marido falava que ia mudar,ela tem acho que 3 filhos ou 2,em umaa dessas surras que ela levava,teve uma que ate facada ele da nela,num quintal ele pega o carro e passa por cima dela varias vezes,so que ela nao morre,e ai o filme vai entorno do tribunal,elaa fikou tetraplegicaa,ele foi a julgamento e condenado.... Eu passei na vida real,por alguns momentos como o dela,entao me impressionou muito ,gostaria que minha filha visse,e divulgar a muitas amigas que nao tem coragem de colocar esses canalhas atras das grades, Eu vi esse filme na sessao da tarde nos anos 90,quem souber pelo Amor de Deus me ajudem a descobrir o nome desse filme...obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas