Retrato de uma Jovem em Chamas

Deusa, louca, caótica, disléxica, roteirista, intensa, bruxa, insana, imortal, expressiva, amorosa, mãe, divina, punk, nua, imperfeita, depressiva, traumatizada, atemporal. Mulher. Escritora. Fernanda. Young. Um caleidoscópio. Fernanda é desses seres únicos que surgem de tempos em tempos e revolucionam ao transformar tudo que toca muda o espaço tempo. Sua obra literária com pontuação própria, com ritmo único, se eterniza em sua voz. É possível senti-la dizer em nossos ouvidos suas reverberações e aparas que deixou pra posteridade. Seja na sua voz ou na de Maria Ribeiro. 

O documentário de Susanna Lira é reflexo daquelas Fernandas - claro, ascendente em gêmeos. A escolha por usar os arquivos pessoais dela e de com quem trabalhou é uma decisão incrível fugindo do tradicional documentário ou mesmo cine biografias. FY não poderia ter um filme sobre si cafona. Não. Mesmo que ela ouça e ame Roberta Miranda. Pois Young é tudo. Um caldeirão de tantas qualidades e sabedorias. Nem mesmo a alfabetização tardia e o casamento precoce puderam podar esse ser que flutua e que nos joga na cara sua visão. Suas delícias. Seus devaneios. Uma mulher que só por sê-la foi rejeitada pelos patronos da cultura. E ela também os rejeitava. Com razão. 

Quem não vê Fernanda Young uma imortal não sabe nada. Mas foge-me ao controle a ignorância alheia. Um país que prejudica com sua guinada à cafonice. Ao atraso. A delinquência. Ao conservadorismo. Um país que não merece Fernanda. Mas que ela insiste em viver! E que continuará por muitos e muitos anos. Um ícone. Um documentário legado ao caos que lhe era típico. Uma beleza de composição de imagens, de trilha, de montagem. Uma perfeição que representa Fernanda com a potência que lhe é devida. 

Um documentário belíssimo estreou no @etudoverdadeoficial e que no episódio 155 do podcast obSessões contou com as presenças da diretora @susannalira , a diretora assistente @claraeyer_ e a amiga, coordenadora de produção e produtora de Conteúdo de Arquivo e Licenciamento @gabifischerrr . Um documentário incrível da @modoperante #fernandayoung

Comentários

Postagens mais visitadas