A Pior Pessoa do Mundo

 Quem nunca?

Com essa pergunta que beira o sarcasmo e a provocação que resumo A Pior Pessoa do Mundo.

Quem nunca quis ir embora sem dar explicações? Quem nunca quis beijar um estranho na rua? Quem nunca quis se jogar do último andar? Quem nunca quis abandonar tudo e ir viver da sua arte? Quem nunca quis chutar uma criança chorosa? Quem nunca quis transar com o primeiro que passasse na rua? Quem nunca se sentiu a pior pessoa do mundo? 

Julie está no centro dessa construção de epílogo, prólogo e 12 capítulos. O livro da vida. Uma narrativa epistolar onde vemos Julie em seus mais diversos lugares e situações. A ela cabe nos dar o fio condutor através da própria juventude, de impulsos, de julgamentos, de paixões, de textos, de fotos, de raivas e de vazios que lhe compõe. É uma personagem que a sua pluralidade de ações a colocariam no estereótipo de louca. E aí está o ponto central do filme do Joachim Trier. Personagens femininas com atitude, com volatilidades, com personalidades flutuantes ou mesmo questionáveis em geral estão colocadas num lugar de histérica. Mas Trier faz o contrário e a coloca com um distanciamento que notamos a beleza de como ela está definindo quem é. Não é a pior. Nem a melhor. Ela é Julie.

A relação com Aksel conduz metade dos capítulos e a outra com Eivind. Cada qual com sua profundidade e conexão, Julie está em nossos olhos o tempo todo. A insegurança contrapondo a definição. A filha versus a mulher. O titubeio superado pela força. A provocação sendo correspondida. A pressão da maternidade e a necessidade da definição profissional. 

Julie se torna uma pessoa humana a cada capitulo. Mesmo que ela pense que possa ter sido a pior. Mesmo que nós mesmos em muitos dos erros tenhamos nos colocado nesse fundo do poço… somos apenas humanos. Apenas formigas pra lá e pra cá vivendo o hoje…

Preciso me ver de fora pra deixar de tanto desalento. Mas você precisa mesmo ver nosso episódio do podcast obSessões. EP 151 com @thainacseriz e @karlavasc_ duas das melhores pessoas do mundo. No melhor podcast do mundo.

Quem nunca se auto elogia pra inflar o ego? Passa lá!

Comentários

Postagens mais visitadas