Sempre ao Seu Lado

Nome original: Hachiko: A Dog's Story
Diretor: Lasse Hallström
Ano: 2009
País: EUA e Reino Unido
Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Cary-Hiroyuki Tagawa e Sarah Roemer.
Sem Prêmios.
Sempre ao Seu Lado (2009) on IMDb


Uma história de fidelidade e amor devocional entre humanos é ficção. Num mundo onde as desgraças são cada vez mais comuns e corriqueiras, tornando-se habituais aos nossos olhos e ouvidos, ver uma bondade, uma caridade ou uma verdade, é motivo de felicidade, condecoração ou até exemplo, onde fazer o bem deveria ser o comum. Mas os homens nascem para guerrear e lutar por tudo que está à nossa volta. Com os seus “irmãos” não seria diferente, e hoje pensamos que é do dia a dia quaisquer maldades feitas entre dois humanos. Mas há um tipo de crueldade contra um ser que não é tolerado: alguém fazer mal à um animal de estimação é praticamente pior do que assassinar a mãe e a avó com tortura ditatorial. Os animais ganharam espaço de ser humanos e em muitas vezes são mais bem tratados que muitos homens, como podemos ver em “Ilha das Flores”. E lá eram porcos. Imaginem se fossem cachorros?

Com tudo que os humanos já fizeram entre si, resta a nós respeitar e amar esses animais que são mais humanos que muito animais com telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor. A história de “Sempre ao Seu Lado” é mais uma dessas que emocionam e nos faz querer cada vez mais contato com esses animaisinhos peludos. A história é baseada em fatos reais e conta a história de respeito e fidelidade entre o professor universitário Parker e um cachorrinho da raça Akira. Após encontrá-lo na saída da estação de trem, o professor decide levá-lo para casa até o verdadeiro dono aparecer. Mas diversas solicitações da mulher de não ficar com o filhotinho, o cão ganha espaço e conquista o professor. Hachiko é o nome do pequeno. No dia a dia os dois criam uma ligação única e especial. Eles vão juntos à estação de trem e no horário de volta, Hachi vai novamente à estação à espera do dono, o único dono, retornar para voltarem para casa juntos. É esse tipo de dedicação que não é possível em seres que preferem perder a vida no transito, brigar, trair e matar. Hachi e seus iguais, jamais fariam isso.



Infelizmente, um fato quebra toda a rotina da dupla. Para Hachi seria uma espera eterna. Durante 9 anos ele continuava lá, sob chuva, sol, neve ou vendaval. Não havia um dia sequer que a espera pelo seu único e verdadeiro dono mantinha-se viva. É inacreditavel como isso pode acontecer, mas aconteceu. Uma história com um enredo maravilhoso. O filme é bom, um ótimo desidratador aos amantes de animais, porém um roteiro simples até por conta de ser uma história sem sem muitos acontecimentos, porém seu grande trunfo é a dramaticidade e a mensagem de esperança que a história real nos deixa. Lasse Hallström parece ser um diretor com grande apreço pelos caninos. Após aparecer para o mundo com o marcante “Minha Vida de Cachorro”, que faz uma alusão negativa do animal, cria uma boa refilmagem à la Tio Sam de “Hachikô monogatari”. Prepare o lenço pois é uma história sobre sentimentos que nenhum ser (chamado) humano seria capaz de realizar. Nem se vivesse uma vida de cachorro.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. PARA OS AMANTES DE ANIMAIS COMO EU, PREPARAE-SE,IMPOSSIVEL NÃO AMAR ESTE FILME, NÃO VOU CONTAR NADA, POIS A HISTORIA É MTO SIMPLES, PORTANTO PERDERIA A GRAÇA, ENTÃO A DICA FICA SENDO: ALUGUE ESTE FILME O MAIS RAPIDO POSSIVEL, VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!

    ResponderExcluir
  2. Este filme é bom, inclusive já fizemos um pequeno texto sobre ele na Revista da Penha. Vitor, agora você concorda que eu não tinha contato o final do filme? rsrsrs - piada interna, desculpem os amigos seguidores!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlão, apenas como resposta à piada interna: pois é, você não contou nenhum spoiler quando escreveu sobre o filme. Faz parte do filme saber o que aconteceu com o professor. Ainda no texto, não escrevi, mas todos sabem do ocorrido e isso não muda em nada o impacto sentimental que é causado...

    E a vontade é de ter um akita!

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é lindo é impossivel vc assistir sem chorar

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é lindo! Apesar de ter poucos acontecimentos, achei interessante. Triste o final, mas valeu a pena assistir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas