Ilha das Flores

ome Original: Ilha das Flores
Diretor: Jorge Furtado
Ano: 1989
País: Brasil
Elenco: Júlia Barth, Paulo José e Ciça Reckziegel.
Prêmios: Urso de Prata no Festival de Berlim, Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand, Melhor Curta, Edição, Roteiro e Prêmio da Crítica no Festival de Gramado e Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo.
Ilha das Flores (1990) on IMDb

Ilha das Flores é mais do que um curta-metragem, mais que um documentário. É um tiro no coração dos que ainda pensam que o ser humano tem salvação. Jorge Furtado fez uma obra irretocável e a cada vez que a vemos é mais moderna e real. Um sucesso da cinematografia brasileira, usado em salas de aulas e visto por milhões de pessoas, mas de que adiantou ver o sofrimento de semelhantes enquanto continuamos a dar diamantes aos porcos e sobras aos pobres. O consumo desenfredo vai aniquilar toda a esperança de vivermos até o dia de amanhã. Veja novamente e enoje-se de ser quem é:


O que dizer? Tudo já foi dito:

“Os homens são porcos que se alimentam de ouro.” Até Napoleão Bonaparte sabe que na Ilha das Flores os porcos se alimentam do ouro que os humanos não quiseram. E o resto dos seres humanos, comem o que os porcos deixaram para trás. Porcos são petróleo, humanos são piche. Restos são restos.

“O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.”
Nietzsche, macacos são reis na Ilha das Flores. Essa evolução é inversa ao que pensamos ser na verdade.

“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” Pois é Guimarães, cadê a Rosa de seu nome na Ilha? As flores já não brotam pois os homens não sorriem e a ternura é um sentimento inexistente, morto, aniquilado.

“Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.” Chaplin, sorrisos não podem existir num mundo tão desumano. Felicidade é algo que realmente não habita a Ilha.

“E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano”. Na Ilha das Flores, o ser humano só quer ser um ser com encéfalo desenvolvido, polegares opositores e ser mais que um animal, Clarice Lispector.

“O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem. Uma corda por cima do abismo.” No abismo é que vivemos. E o fim do abismo chama-se, Ilha das Flores. Salve-se quem puder. Havemos de comer as sobras que os porcos amassaram. Deus, tende piedade de nós. Mas, segundo Jorge, Deus não existe. Então, resta-nos morrer pois há uma imensidão de Ilhas das Flores por todo o mundo.


Panis et Circenses. Não temos na Ilha das Flores, nem pão nem circo... Mas as pessoas na sala de jantar...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Eu tenho um encéfalo desenvolvido, polegar opositor e sou um porco. Tenho vantagens porque tenho um dono. O resto deixo aos humanos... livres!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas