Desafio no Bronx

Nome original: A Bronx Tale
Diretor: Robert De Niro
Ano: 1993
País: EUA
Elenco: Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato e Kathrine Narducci
Sem Prêmios
Desafio no Bronx (1993) on IMDb

A se julgar pelo nome, jamais veria. Pensando na cabeça por trás dele, não há porque não ver. Robert de Niro nos trás aqui uma pequena continuação do filme mais aclamado sobre a máfia italiana nos Estados Unidos de todos os tempos: O Poderoso Chefão, do qual ele participou da 2ª parte substituindo Marlon Brando como Vito Corleone. Mas não pense naqueles costumes da década de 40 mas sim de 60 num bairro onde reinava a população do país da bota e a xenofobia era lei obrigatória aos moradores de lá. Apesar do tema, a inspiração da direção é uma clara referência à Martin Scorsese, seu bom companheiro.

A história do pequeno Calogero filho do motorista de ônibus Lorenzo. O bairro é conhecido pela força e domínio de Sonny, gangster controlador. E aquela imponência, liderança e popularidade sempre foram espelho para o menino, invejando toda aquela força. Porém, na ânsia de cuidar e zelar pelo futuro do filho, Lorenzo, uma laranja boa no meio de tantas ruins, tenta protegê-lo de todos os modos, da infância à adolescencia, de tornar-se um novo Sonny. A adolescência é um momento difícil de qualquer um, e a influência dos amigos sempre tem peso muito grande e costuma ser o pesadelo dos pais. Obvio, com a família Anello não seria diferente e a sombra dos gangsters estava mais perto do que queriam. Veja os princípios que o poderoso chefão Sonny dá ao jovem Lorenzo.


O Bronx estava passando por uma mudança, conhecida no mundo todo, que é a dominação pelos negros, fato que foi consolidade apenas nos anos 70, onde foi criado o movimento hip-hop. Essa transição também é mostrada em “Desafio no Bronx”, visto que a comunidade negra já começava a aparecer e andar pelas vielas do condado prioritariamente italo-americano-albino, causando uma verdadeira revolução, banhada à sangue e perseguição racial. Lorenzo, apesar de ouvir os conselhos de Sonny, sempre teve personalidade forte e só ficou comprovado isso ao apaixonar-se por uma negra. Com certo temor, no medo de não decepcionar seus iguais.

“Desafio no Bronx” com muito tiroteio, brigas, palavrões e embates marca a estréia de De Niro na direção, além do papel maravilhoso como pai de Sonny. Não é um grande filme e não é um filme que será sempre lembrado na história, porém é uma ótima retratação da história verdadeira de um dos bairros mais “amaldiçoados” de Nova Iorque. Um verdadeiro conto, mas nunca seria de fadas. Os dominadores e os humilhados só existem porque os seres humanos são egoístas. Há apenas um conselho válido: o fraterno. No fim, quem perde, é a humanidade, se é que ela existe.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Desafio no Bronx? O título é bem ruim, mas não devemos assistir a um DVD pela capa e sim pelo elenco, direção, roteiro e De Niro inspira bastante confiança.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha este filme em VHS, é realmente um filme muito cativante, ja que o De Niro passa muito bem a imagem de um gangster que é mais como um pai de tudo oque controla doq um chefe mafioso.
    E aquela coisa de filmes americanos retratando o preconceito racial foi bem marcante, mostrando de uma forma bem sutil o preconceito que as pessoas tem e elas mesmo não sabem (isso mostrado com o pai do jovem menino).
    Um filme muito bom sim.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme há muitos anos atrás ainda em Vhs, nunca me esqueci, é com o Chazz Palminteri, filme ótimo, De Niro é um Mestre! beijos!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, não vejo por que acham o título seja tão ruim assim. Recomendo o filme sem hesitar. É daqueles que ninguém dá bola na locadora, mas quando assiste fica pra sempre na memória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas