Filmes para o Dia das Crianças

Outubro sempre é o mês das crianças, mas não é por isso que você terá que assistir os mesmos filmes. Então veja dicas de algumas animações diferentes daqueles que você está acostumado a ver, agradando tanto as crianças e os adultos.

Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar

Ponyo é uma peixinha dourada que estava à beira da morte. Não fosse o pequeno Sosuke. A poluição dos mares quase a matou, porém uma gotinha de sangue do menino faz Ponyo ter poderes e virar uma encantadora menininha. Essa mudança poderia ser trágica ao planeta, mas essa é a decisão da ex-peixinha, que agora quer salvar o mar da poluição. Uma animação maravilhosa com cenas de tirar o fôlego pela beleza. Uma lição sobre conservação dos mares e conscientização sobre poluição. Essa é a última animação do lendário diretor japonês Hayao Miyazaki lançada aqui no Brasil.

O gênio Hayao Miyazaki, pai de Chihiro e Ponyo

As Bicicletas de Belleville

Essa animação francesa é linda. Conta a história do menininho Champion, que é adotado pela avó Madame Souza. Ele é um menino muito triste, porém ganhar uma bicicleta mudou toda a sua vida. Crescendo, ele mantêve-se sobre a bicicleta, porém como profissional. Durante a tradicional competição Tour de France, Champion é sequestrado. Aí começa a aventura de Madame Souza e seu cão Bruno. No percurso eles recebem a ajuda das Trigêmeas de Belleville, cantoras de cabaret dos anos 30. Uma maravilha visual e auditiva. Uma animação adulta, mas que também divertirá muito as crianças.


Persépolis

A história de Marjane Satrapi de forma animada, é uma aula sobre costumes árabes. A história da Revolução Islâmica e a dificuldade de uma família progressista viver naquela época é apenas o pano de fundo para vermos uma linda animação em preto e branco. Adaptado dos quadrinhos com o mesmo nome, a vida, idas e vindas do Irã, conversas com Deus e pensamentos de Marjane encantam. É impossível não ser cativado pela figura e memórias da pequena e da adolescente Marji. Uma lição que não aprendemos na escola.

Marjane na infância e na adolescencia

A Viagem de Chihiro

Considerada por mim e por muitos a melhor animação de todos os tempos, o mais famoso e conhecido filme de Miyazaki é uma fábula, uma explosão de sentimentos. A história começa com a mudança de cidade da família Ogino que não empolga a filha, Chihiro, que não queria deixar as amigas e lembranças. Mas o novo lar não é numa cidade qualquer. Ela está repleta de labirintos, fábulas e novidades que dá asas à imaginação de todos que virem. Uma maravilha de filme que entretem, diverte e faz pensar sobre a vida e seus medos. Imperdível.


Feliz Dia das Crianças!

Esta matéria foi veiculada na Revista City Penha, edição 42, de Outubro de 2010.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas