quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Luz

Nome Original: Luz
Diretora: Bruna Capozzoli
Ano: 2010
País: Brasil
Elenco: Plínio Soares, Rod Lombardi, André Grecco, Roberto Lacava e Bruno Gonçalves.
Sem Prêmios


Uma luz acendeu. Não era vela. Não era lâmpada. Vemos santos, o som orquestral e ao vivo cresce e preenche o peito de um sentimento que ainda não sabemos qual. Tiira o vazio das cores inexistentes e deixa tudo belo. A luz, no cinema, é o fim. Aqui, Luz é apenas o começo de uma linda poesia em formato cinematográfico, com temática polêmica e leve como uma pluma.

Filmes sobre problemas da Igreja já são roteiros comuns. Óbvio que cada um tem sua individualidade, seu toque, sua proposta. Lembro-me de ‘Má Educação’ de Almodóvar e ‘Dúvida’. Cada um no seu ritmo, na sua polêmica. Luz tinha tudo para ser apelativo, baixo, sujo. Mas nenhuma dessas características ousa chegar próximo desse curta-metragem. Direção brilhante de Bruna Capozzoli, com ângulos investigativos, zoom aluscinantes e câmera tremida no momento tenso - Maestria. Cortes, armas, padres presos, Vicente e Rafael. Tudo isso nos devaneios e desespero de Vicente. E o amor? O que é o amor? Porque tanta tolerância? O que é Deus?

E ‘Luz’ vem para trazer à tona um tema tão complexo quanto o homossexualidade na Igreja Católica. O curta é uma produção independente e que não buscou nenhum edital para leis de incentivo, por opção, para que não houvesse nenhuma mudança ou interferência na produção, que é da atriz Carol Hubner. O cinema deve ou não ter investimento público? Com certeza voltaremos à esse tema. E quem quiser investir no curta, entre no site oficial do curta e veja os modos de colaborar - http://www.luzofilme.com.br/. Merece.

Vitor Stefano
Sessões

2 comentários:

  1. Muito legal, Vitor.
    Você disse tudo sobre o filme, eu estava na estréia tb e curti muito.
    Parabéns pelo seu blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...