Amantes

Nome Original: Two Lovers
Diretor: James Gray
Ano: 2008
País: EUA
Elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw.
Sem Prêmio.
Amantes (2008) on IMDb

Leonard divido entre duas mulheres. Elas são totalmente diferentes entre si. Aliás, nem o próprio Leonard sabe o que quer da vida. Começamos o filme com uma cena forte, bonita, tensa. Ele se joga numa baía na tentativa de suicídio, porém sem sucesso. Seu passado recente o deixou conturbado, infeliz, inseguro, com certeza pelo abandono de sua noiva há dois anos e a necessidade de ter que retornar à casa dos pais. Tornou-se um adolescente rebelde, um tanto quanto incomum (para não dizer estranho) e que não vê a hora de fugir em busca de sua independência.

O personagem vivido por Joaquin Phoenix além de seus problemas habituais agora tem outro. Se envolveu com duas mulheres encantadoras, cada uma com seu charme e atrativo. Michele é louca, drogada, problemática - autodestrutiva. Sandra é a filha de amigos dos pais, doce, meiga. Não há maior antagonia no filme do que as personagens femininas onde só Leonard e sua mente perturbada para escolher qual o seu destino, porém o destino é quem determinará o futuro dos personagens. A loucura cada vez mais toma conta da vida de Leonard, aproximando-o da personagem desequilibrada de Gwyneth Paltrow. Porém o romance com Michele consegue, mornamente permanescer vivo. Com muito pesar e com questões que dariam um banho em um filme protagonizado por adolescentes, 'Amantes' nos remete a adultos que não conseguiram dar um passo, que ainda estão presos a um sentimento de inquietude e inconsequencia infantil, onde a depressão toma conta de vossas mentes.

'Amantes' é um filme que foi preterido e merecia mais atenção. Tem boa atuação de Paltrow e ótimas atuações de Vinessa e Phoenix. A direção é correta e a história é recheada de dramas que podem permear a vida de qualquer um. Vale a pena pois o drama está na vida de todos e vê-lo na tela grande é um interessante exercício de auto conhecimento.

Mas parece que essa depressão e a loucura tomou conta de Joaquin Phoenix. Ele ao final das filmagens de 'Amantes', há 2 anos, relatou que não mais seguirá com a carreira de ator e se diz cansado de Hollywood. No início especulou-se ser uma jogada de marketing (até por conta de seu novo estilo), porém o que importará agora é sua carreira de cantor. A música é a sua vida. Certamente influenciado por Johnny Cash, personagem que interpretou no ótimo "Johnny e June". Porém seu estilo musical será o rap. O porto-riquenho talvez não esteja mesmo batendo bem. Cash certamente fez bem, porém Leonard ainda está nele. Uma pena para nós que "perdemos" um bom ator. Agora é conferir a carreira de cantor e dessa loucura. Um documentário está sendo feito sobre essa mudança fake de Phoenix. Esperemos o resultado, por enquanto confira a entrevista concedida por Joaquin a Dave Letterman.


Sim, é ele. Viu do que 'Amantes' foi capaz? Não perca, ou pode acabar como ele, mesmo que seja tudo mentira.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Assisti a este filme num finzinho de tarde começo de noite no Gemini, um cinema quase esquecido em meio a Avenida Paulista e justamente por este esquecimento e semi-abandono que ele tem minha predileção por muitas vezes, qundo horário, filme e agenda conspiram com universo é pra lá que eu vou.
    Bem, sem mais delongas e pose de querido diário, digo que em 2009 Amantes foi um dos melhores filmes que vi, ele tem trama, inteligência, belas atuações, personagens que saíram do cotidiano de alguém pra virar arte. A arte imita a vida em Amantes. Os olhares, a situação que é tão fácil de acontecer. Um desdobramento de esteriótipos da mulher que é perfeita para um relacionamento vitalício e aquela que é uma erupção que jamais se deseja o previsível fim.
    É bom ver isto de fora (do lado plateia), saber como racional e emocional têm que andar juntos, mas são de conflito inevitável diante de certas situações e decisões.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Ele estava deprimido, querendo morrer.... quando derrepente, amando novamente!! Socorro, acho muito estranho pessoas que conseguem amar outra pessoa em segundos(Digo relação de homem e mulher).
    Até ai tava tudo bem, dava para assistir o filme, masss ai o cretino conhece uma pessoa muito legal, e literalmente zoa ela, (isso me irrita)não me conformei, um ser estranho e zuado, traindo uma mulher que era muito p/ ele.
    Assista o filme e veja o final, achei bom, por que é o que acontece na vida e não nos cinemas, mas ele é sem graça e as mulheres são cegas rs!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas