Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano

Nome Original: Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano
Direção: Beatriz Seigner
Ano: 2009
País: Brasil / Índia
Elenco: Paula Braun, Lorena Lobato e Nataly Cabanas
Estreia prevista para outubro de 2010.
Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano (2010) on IMDb

Rola no SESC Pompeia até 04 de abril, a exposição Urban Manners 2, para quem gosta de arte contemporânea e quer saber um pouco do que acontece na cena indiana é uma boa oportunidade. Na última quarta-feira, lá estive para assistir ao filme Bollywood Dream.
Tatear mundos pouco conhecidos ou desconhecidos completamente é sempre mais recompensador na presença de alguém já chegado, ou seja, marcar um cinema é sempre uma boa desculpa para encontrar amigos. Por isso, agradeço a minha grande amiga Vilmara pela companhia durante esta sessão.



Na platéia, além de nós também é necessário registrar que estavam presentes a diretora e uma das atrizes protagonistas do filme Beatriz Seigner e Lorena Lobato, o jornalista Franthiesco Ballerini e Ibirá Machado de quem falarei mais adiante. Todos eles propuseram e participaram de um bate-papo entre os presentes. Saí de coração partido por não poder ficar até o final, pois aqui em São Paulo, os coletivos só rodam até uma hora determinada e não pude tomar tanto sereno. Mas, uma fonte segura me confirmou que vi quase tudo.

Bollywood Dream foi uma grata surpresa. Um filme de concepção simples: Três atrizes brasileiras que sem muito lenço ou documento vão tentar carreira na maior indústria do cinema mundial. As personagens têm a experiência do confronto, do choque e da aproximação cultural, do antigo e do novo, enfim a dor e a delícia que, muitas vezes, só sentidos dos forasteiro(a)s podem perceber.


Durante a conversa pós-filme, o também blogueiro Ibirá Machado (não disse que ia falar dele) deixou escapar um comentário sobre seu trabalho em um blog sobre cinema indiano – http://cinemaindiano.blogspot.com/ – naveguei por lá e recomendo veementemente. Coisa boa de se ver! Pedi a ele a autorização para transcrever aqui no Sessões, a ótima entrevista que ele realizou no final do ano passado com a diretora de Bollywood Dream, a resposta foi positiva e a entrevista seguirá na próxima postagem, aliás o vídeo acima também foi copiado de Cinema Indiano. Em um futuro breve, o Sessões trará Ibirá Machado como nosso entrevistado. Aguarde!
Viva ao cinema que se faz na Índia!

Leandro Antonio
Sessões

Comentários

  1. Olá Leandro, obrigado mais uma vez por ter assistido ao filme e participado do debate! E obrigado por dar espaço a esse filme aqui e ao tema do cinema indiano, também, pois precisamos quebrar o preconceito que existe em cima da produção cinematográfica da Índia!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ibirá!
    Não há o que agradecer. Os poucos contatos que tive com a cultura indiana resumem-se à algumas aulas de dança Odissi e cinema. E penso, que qualquer contato com este grande universo vai enfraquecendo alguns rótulos e esteriótipos impregnados. E espero que o Sessões também contribua para o entendimento e a desmitificação do cinema que se produz por lá.

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas