domingo, 28 de março de 2010

Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano

Nome Original: Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano
Direção: Beatriz Seigner
Ano: 2009
País: Brasil / Índia
Elenco: Paula Braun, Lorena Lobato e Nataly Cabanas
Estreia prevista para outubro de 2010.
Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano (2010) on IMDb

Rola no SESC Pompeia até 04 de abril, a exposição Urban Manners 2, para quem gosta de arte contemporânea e quer saber um pouco do que acontece na cena indiana é uma boa oportunidade. Na última quarta-feira, lá estive para assistir ao filme Bollywood Dream.
Tatear mundos pouco conhecidos ou desconhecidos completamente é sempre mais recompensador na presença de alguém já chegado, ou seja, marcar um cinema é sempre uma boa desculpa para encontrar amigos. Por isso, agradeço a minha grande amiga Vilmara pela companhia durante esta sessão.



Na platéia, além de nós também é necessário registrar que estavam presentes a diretora e uma das atrizes protagonistas do filme Beatriz Seigner e Lorena Lobato, o jornalista Franthiesco Ballerini e Ibirá Machado de quem falarei mais adiante. Todos eles propuseram e participaram de um bate-papo entre os presentes. Saí de coração partido por não poder ficar até o final, pois aqui em São Paulo, os coletivos só rodam até uma hora determinada e não pude tomar tanto sereno. Mas, uma fonte segura me confirmou que vi quase tudo.

Bollywood Dream foi uma grata surpresa. Um filme de concepção simples: Três atrizes brasileiras que sem muito lenço ou documento vão tentar carreira na maior indústria do cinema mundial. As personagens têm a experiência do confronto, do choque e da aproximação cultural, do antigo e do novo, enfim a dor e a delícia que, muitas vezes, só sentidos dos forasteiro(a)s podem perceber.


Durante a conversa pós-filme, o também blogueiro Ibirá Machado (não disse que ia falar dele) deixou escapar um comentário sobre seu trabalho em um blog sobre cinema indiano – http://cinemaindiano.blogspot.com/ – naveguei por lá e recomendo veementemente. Coisa boa de se ver! Pedi a ele a autorização para transcrever aqui no Sessões, a ótima entrevista que ele realizou no final do ano passado com a diretora de Bollywood Dream, a resposta foi positiva e a entrevista seguirá na próxima postagem, aliás o vídeo acima também foi copiado de Cinema Indiano. Em um futuro breve, o Sessões trará Ibirá Machado como nosso entrevistado. Aguarde!
Viva ao cinema que se faz na Índia!

Leandro Antonio
Sessões

2 comentários:

  1. Olá Leandro, obrigado mais uma vez por ter assistido ao filme e participado do debate! E obrigado por dar espaço a esse filme aqui e ao tema do cinema indiano, também, pois precisamos quebrar o preconceito que existe em cima da produção cinematográfica da Índia!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ibirá!
    Não há o que agradecer. Os poucos contatos que tive com a cultura indiana resumem-se à algumas aulas de dança Odissi e cinema. E penso, que qualquer contato com este grande universo vai enfraquecendo alguns rótulos e esteriótipos impregnados. E espero que o Sessões também contribua para o entendimento e a desmitificação do cinema que se produz por lá.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...