Taare Zameen Par- Every Child is Special. Cinema indiano?

Nome Original: Taare Zameen Par
Diretor: Aamir Khan
Ano: 2007
País: Índia
Elenco: Darsheel Safary, Aamir Khan, Tisca Chopra, Vipin Sharma, Sachet Engineer, Tanay Chheda, M.K. Raina.
Prêmios: Melhor Ator (Darsheel Safary), Roteiro, Diretor e Filme no Filmfare Awards, Melhor Artista Infantil (Darsheel Safary), Diálogo, Diretor, Letra de Música, Roteiro, Ator Coadjuvante e Diretor Promissor.
Taare Zameen Par (2007) on IMDb

O típico filme de Bollywood é, aos olhos do Ocidente, uma criatura exótica. (...) O enredo é quase sempre uma variação em torno de três personagens – um mocinho valente, um vilão de bigodes retorcidos e uma mocinha virginal (e virgem). A Índia que deu origem ao Kama Sutra definitivamente não é a mesma que abriga Bollywood: a moral sexual indiana é uma das mais inflexíveis do mundo. Casais não se beijam em público nem na tela. Quando a temperatura começa a esquentar entre o mocinho e a mocinha (e é praxe haver uma cena do "sári molhado", em que os dois se atiçam mutuamente sob as águas de uma cachoeira ou de uma fonte), dá-lhe dança. Segundo os especialistas, esse tipo de filme sempre terá lugar de honra na produção de Bollywood. Primeiro, porque ele é de grande apelo junto ao imenso contingente rural e tradicional do país. Depois, porque esse exotismo é indivisível de seu charme.
Para tudo! Aqui começa a discussão, aliás quero ver se os comentários dos leitores vão pontuar alguma coisa a respeito. O texto acima foi extraído da matéria de Isabela Boscov para a Edição 1949 da Revista Veja, disponível em http://veja.abril.com.br/290306/p_124.html.



Para tudo, por quê? Penso que tende-se a querer enquadrar as culturas em modelos pseudodidáticos, como se tudo coubesse num quadrado. Pois bem, soa absurdo pensar que a maior produção de cinema do mundo, o país que comporta um sexto da população do mundo, com tantas línguas oficiais, dialetos extraoficiais e milênios acumulados de transmissão cultural possa caber em um quadrado. Não precisa ser especialista em cultura indiana para saber que não. Podem existir informações verídicas e até boas intenções nestes esforços de síntese. Mas não se sabe até que ponto este reducionismo, mas desinforma que informa.

Por uma questão de condução, de educação e de ignorância mesmo é difícil os entitulados ocidentais, de tradição e orientação ocidental ter alguma compreensão sobre o que se passa além do lado de lá do também intitulado meridiano zero e daí a aceitação dos modelos. Mas em sendo alguém do lado de cá, como acessar referências desta cultura que fujam do estereótipo, do exótico ou do anormal?

Deve-se dar mérito a alguns que buscam isto, Irani Cippiciani no Núcleo Prema e o já entrevistado pelo Sessões Ibirá Machado. Claro que deve haver muitos outros no Brasil que fazem trabalhos dignos de alto valor e devem ser citados, aliás, comentários estão a serviço disto também.

Tudo isto para chegar ao exemplo de “Taare Zameen Par”. Um filme tocante, de linguagens e anseios universais que faz chorar aos mais atentos e alerta para algumas questões que a escola não consegue suplantar nem aqui nem na Índia. Surpreende por uma caprichada fotografia e por "capturar" o espectador na primeira cena. Muitos filmes indianos são longos. Taare... tem duas horas e meia, mas não tem dancinhas o tempo todo não e não cansa. Há musicais sim, mas estes são parte da transição e do enredo. Aliás músicas ora bonitinhas, ora tocantes, mas sem dúvida muito bem compostas e pontuais dentro da trama.



O já citado Ibirá Machado quer ver este filme nas telas do Brasil e para isto criou um abaixo-assinado com esta finalidade. Aliás, até hoje não há brasileiro que tenha visto e não gostado deste filme. É preciso dizer que os comentários também poderão identificar os insatisfeitos com a trajetória do menino Ishaan. São todos bem vindos!
O filme está na internet e hoje são encontradas cópias dubladas deste filme na Praça Benedito Calixto em São Paulo, manufaturadas pelo democrático mercado da cópia. É só passar lá no sábado.

Como a intenção não é fazer um post longo, os motivos para tentar ver este e outros filmes do cinema indiano foram parcialmente colocados. Pode ter ficado com cara de “sermão da montanha” ou “dizer o que penso desta vida, preciso demais desabafar....”, É o que tem para hoje. Boa semana!

Leandro Antonio
Sessões

Clique para acessar Núcleo Prema e Cinema Indiano

Comentários

  1. Não só quero TZP distribuído no Brasil como isso irá acontecer!

    Valeu, Leandro, pela postagem! Esse filme precisa ser mais e mais disseminado por aqui :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Em breve TZP nas salas do Brasil. Vai ser bom saber que pelo menos em um post o Sessões fez parte deste caminho.

    Obrigado pelo comentário, Ibirá.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  3. Post sensacional, Lê... O cinema indiano é o mais produtivo e o menos assistido por essas bandas. Incrível que o cinema nigeriano (atualmente o segundo em quantidade de produção) é outro que nem sabemos de sua existência por aqui.

    O cinema é universal e conhecer cada nuance é praticamente impossível, mas enlatá-lo num balaio único como fez a Sra. Boscov é burrice demais.

    Parabéns peloa iniciativa, Ibirá, e vamos trazer TZP ao Brasil. Não vi e só o verei nos cinemas...

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aí está a prova de como o cinema indiana é rico.Taare Zameen Par é um filme ultra pedagógico, por tratar uma questão pertinente e de grande discussão entre professores e profissionais da Educação, mas também é um grande filme ao falar sobre o tema de maneira tão sensível, retratando o sofrimento, a indiferença, os conflitos familiares que podem ser afetados por uma questão que precisa antes de mais nada de atenção, compreensão e aceitação.
    Boas atuações, trilha sonora adequada e um roteiro correto, Taare Zameen Par é um filme para ser visto com reflexão, carinho e um olhar atento às boas coisas que surgem nas produções indianas. Aamir Khan foi resposável por algumas das horas mais belas da minha vida :)

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Camila! Amir Khan, obrigado. E outra coisa, no meio de tantos meninos indianos como ele conseguiu descobrir Darsheel Safary, o menino é o pequeno ator mais "magnético" que já vi.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  7. Eu quero este filme dublado

    ResponderExcluir
  8. Este filme relata uma realidade vivida por muitas crianças com este problema. Este filme TZP já deveria estar passando nos cinemas e nas locadoras. Ele me ajudou muito a detectar este problema que se passa com minha filha, pois ela é muitíssimo parecida com este menino na maneira de ver as coisas, ela tem dislexia.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de ver e ter este filme dublado em portugues.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas