Dúvida

Nome Original: Doubt
Diretor: John Patrick Shanley
Ano: 2008
País: EUA
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Meryl Streep, Amy Adams e Viola Davis.
Prêmios: Melhor Atriz (Streep) nos festivais: Broadcast Film Critics Association Awards, KCFCC Award, WAFCA Award, Screen Actors Guild Awards e no PFCS Award. Viola Davis recebeu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante nos festivais de Black Reel Awards e DFWFCA Award e de Melhor Atuação no NBR Award. Amy Adams recebeu o prêmio Spotlight Award no Palm Springs International Film Festival.
Dúvida (2008) on IMDb


Tenho algumas dúvidas. O que é a fé? Ela exisitiria se não houvessem mistérios indecifráveis? Há como provar o que a fé é capaz? Como sei que algo que nunca vi, senti ou ouvi, existe? Será que tudo o que nós pensamos sobre o extraterreno existisse, teríamos fé? A fé existe pra fugirmos do real e humano? A fé foi inventada por humanos? Para onde vamos depois dessa vida? A fé realmente move montanhas? ‘Dúvida’ só me deixou com mais dúvidas...

Por séculos a Igreja Católica foi única e absoluta na educação, nas doutrinas e foi condutora de todo o mundo. Inegavelmente Ela teve papel determinante na construlção do mundo que vivemos hoje, seja no pensamento, nos medos e nos ideais que consideramos até hoje. Porém, a base frouxa e a mudança de mentalidade da sociedade fizeram com que a relação humanos-igreja mudasse completamente. Não há mais o medo. Não há mais respeito. Óbvio que oscilações do comando da instituição papal e a relação com as monarquias destruíram a reputação do catolicismo. A credibilidade acabou. Sobraram os conservadores e os que buscam a nova fé cristã. E, certamente eles não se dão bem.

Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep dão brilho a qualquer filme. Juntos, estrelam esse complexo drama. Ela é a Irmã Aloysius Beauvier, a conservadora que busca frear o fervor das mudanças que o Padre Flynn está incorporando à tradicional escola St. Nicholas, no Bronx. A problemática esta em torno do cuidado que o padre dá à Donald, primeiro jovem negro a ingressar na escola. Paira no ar a pedofilia. Hoffman e Streep a partir dessa suspeita aparecem como cão e gato, gato e rato, nazista e judeu, brancos e negros ou americanos e árabes.


Eles dão base à bela e jovem Amy Adams viver a ainda desnorteada irmã James, professora que ainda não sabe ainda por qual vertente seguirá, se será pastora do Padre ou cordeira da Irmã. Viola Davis, mãe do menino cuidado pelo Padre Flynn, está estupenda e grandiosa, numa atuação memorável, assim como Mo'Nique em Preciosa.



‘Dúvida’ é obrigatório para abrir o leque dos pré conceitos que temos da Igreja Católica, seja você, seguidor de qualquer tipo de religião ou ideologia. Porém, a dúvida sempre persistirá.


Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Só leia quem já viu o filme!

    Fiquei decepcionada com a cena final do filme, não pela "dúvida", mas da forma como foi representada.
    Teria feito ela admitir sua "mea culpa" em um plano fechado em "close", sozinha e, sobretudo, carregado de rancor, que era a marca mais forte da personagem.
    Fica como sugestão de "lição de casa" para quem trabalha com preparação de atores!

    Saudações!

    Carla Kerr
    http://twitter.com/almanakerr

    ResponderExcluir
  2. Excelente,condiz bem com o título afinal é o que fica na nossa cabeça, uma dúvida.Drama poderoso e inteligente, sem cair na superficialidade e no julgamento dos personagens, muito bem conduzido e com atuaçoes que beiram a perfeiçao. Não se esperaria menos de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas