Adão ou Somos Todos Filhos da Terra

Nome Original: Adão ou Somos Todos Filhos da Terra
Diretores: Daniela Thomas, João Moreira Salles, Katia Lund, Walter Salles
Ano: 1999
País: Brasil
Elenco: Adão Xalebaradã
Sem Prêmio
Somos Todos Filhos da Terra (1998) on IMDb


A vida de Adão Xalebaradã mudou drasticamente após os irmãos Salles aparecerem em sua vida. Apareceu em ‘O Primeiro Dia’ de Walter Salles e ‘ficou conhecido’ pelo documentário ‘Notícias de Uma Guerra Particular’ de João Moreira Salles. De compositor de mais de 500 músicas e nunca ter gravado no país, Adão virou alvo de um curta-documentário sobre o artista deficiente da favela do Cantagalo, Rio, dirigido pelos dois irmãos e com colaboração das parcerias inseparáveis, Katia Lund e Daniela Thomas.

A vida de Adão é sofrida e através de suas letras, sempre com forte denúncias e crítica social, ficou conhecido no morro. E o documentário mostra exatamente o submundo da favela na voz de Adão. Mais do que o primeiro homem da terra, Adão agora é conhecido como o grito de socorro do morro do Cantagalo, só que sua Eva é sua cadeira de rodas. Depoimentos e pensamentos mostram a lucidez e a revolta do personagem.

Ao longo dos 8 minutos entoa as músicas: ‘Doce como Mel’, ‘Que Mundo é Esse’, ‘Semente Violenta’, ‘Escolástica’ e ‘Riqueza e Cultura’. Não chega a ser um rap, não chega a ter batida funk. Só ouvimos as palavras seguidas de batidas de dum coração sofrido.

Ouça ‘Escolástica’ de autoria do gênio urbano Adão Dãxalebaradã.



Adão faleceu em 20 de janeiro de 2004. Felizmente em 2003 ele finalmente conseguiu gravar seu cd e ficar imortalizado. ‘Escolástica’ foi lançada pelo selo Ambulante, dos produtores Antônio Pinto e Beto Villares. Para ouvir mais músicas dele, clique aqui. Além de estar presente nos filmes dos Salles, ele pode ser visto em ‘Cidade de Deus’ de Fernando Meirelles na pele de Pai-de-Santo.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. E quantos personagens a gente pode encontrar por tantas esquinas? Adão, que muito seja feito se sua costela.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas