Flying Padre

Nome Original: Flying Padre: An RKO-Pathe Screenliner
Diretores: Stanley Kubrick
Ano:1951
País: EUA
Elenco: Bob Hite.
Sem Prêmio.
Flying Padre: An RKO-Pathe Screenliner (1951) on IMDb


Curta metragem dirigido pelo então novato Stanley Kubrick em 1951. A história é simples e sem muita criatividade. Um padre é a salvação de uma região. Além das funções básicas de um padre - rezar e aconselhar - ele é condutor de um 'anjo' que vem do céu. O 'Espírito de São José'. Sim, assim é conhecido o avião em que o reverendo se desloca pelas suas 11 paróquias.

O avião é mais do que um simples sistema de condução. É um salvador de vidas em pedidos de socorros. O que mais poderiamos esperar de um padre, não é mesmo? Destaque aos closes nos rostos expressivos e cansados dos seguidores do Espírito de São José. O avião talvez seja até maior do que o próprio padre, não no sentido físico. O narrador exalta o avião como um salvador, um messias aos hispano-americanos recém catequisados.

Surpreende ver o vídeo e conectá-lo à Kubrick. O único detalhe que é clara evidência do cinema do novaiorquino é a perfeição das imagens.  Já se via qualidade, talvez faltasse ainda liberdade e confiança ao gênio, mas vale o registro.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas