Kubrick na MTV

Não, Kubrick nunca dirigiu videoclipes para nenhuma banda. Não, ele não era músico e foi ouvido na Emê Tê Vê. Stanley deixou um legado, principalmente na estética de seus filmes. Inspira todos que os viram e é referência de seus contemporâneos e das gerações subsequentes. Há adolescentes de 15 anos que dizem: "Laranja Mecânica é o melhor filme de todos os tempos". Pode ser que nem entenda ou nem saiba o que está falando, mas sabe que Stanley Kubrick o fez.

E não foi diferente no mundo da música. Ele que teve em suas obras trilhas sonoras caprichadas e bem complexas, hoje inspira bandas de todos os gêneros e gostos. Vejam esse clipe da emo-banda 30 Seconds to Mars, liderada pelo bom ator e aspirante a cantor Jared Leto - que também dirigiu esse video, cantando 'The Kill'.



Talvez adolescentes não gostem tanto de Laranja Mecânica, mas de O Iluminado é certeza. Nessa idade pode-se gostar de tudo e ao mesmo tempo nem saber do que se gosta. E muitos gostam disso que viste acima. Deus, iluminem esses meninos. Stanley vira no túmulo. Mas é inegável a qualidade do videoclipe e a clara referência ao diretor.

Porém, Kubrick não inspirou apenas bandas medíocres. O ótimo Blur, sob direção Jonathan Glazer, faz alusão clara à obra-prima Laranja Mecânica. Os ingleses da banda, com certeza, gostariam de estar naquele lendário milk bar. Quem não queria?

Melhoramos o nível. Bela homenagem.

E para finalizar. Kubrick inspirou o M.C. americano R.A. The Rugged Man a escrever a música que leva o nome do diretor. Ouça e tire suas próprias conclusões. Será que ele gostaria? Quem sabe.



Stanley Kubrick – R.A. The Rugged Man



Kubrick está na MTV, mas infelizmente não com seus filmes. Felizmente ele está imortalizado por suas obras e melhor, pela inspiração que deixou.

Comentários

  1. A música em Kubrick é algo tão marcante que vira e mexe nos deparamos com algo que remete aos seus filmes, em um comercial, um videoclipe, até um clichê de qualquer coisa. Eu como tive contato com seus filmes um pouco tarde (pelo menos não foi nunca), ouvi sons e vi imagens que... Nossa! Já me deparei com isso antes! Onde foi?!
    Good! Mais que um gênio Kubrick é fonte. Tomai todos e bebei.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas