VIPs

Título Original: VIPs
Direção: Toniko Melo
Ano: 2011
País: Brasil
Elenco: Wagner Moura, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Jorge D'Elia, Milhem Cortaz.
Prêmios: Melhor Filme, Ator (Wagner Moura), Ator Coadjuvante (Jorge D’Elia) e Atriz Coadjuvante (Gisele Fróes) no Festival do Rio.
VIPs (2010) on IMDb


Acabei de ver "VIPS" no cinema e a única coisa que consegui fazer foi chegar em casa sentar na frente do computador e escrever esse texto.

Eu desconhecia o trabalho do diretor Toniko Melo, mas passo a ser um fã a partir de agora. Logo no ínicio vi que a O2 assinava o filme com patrocínio do BNDES e a Universal International. Mas vi que algo ali seria grandioso depois de ter lido que a produção era de Fernando Meirelles.

Com efeito, "VIPs" é uma ótima história de um jovem Marcelo (bizarro) que ao perceber na escola que tem capacidade de imitar vozes e trejeitos de outras pessoas começa a se passar por outras pessoas. Isso se deve também ao fato de ter um convívio familiar sui generis.

Só mantém contato com a mãe (Gisele Fróes) e ainda assim, distante. Ao mesmo tempo em que sonha conversar com o pai que é piloto de avião, profissão que Marcelo anseia mais que tudo, mais do que si mesmo.

Para isso se transforma em outras pessoas, vira Dummont e parte para o Mato Grosso do Sul onde começa a pilotar avião para um traficante e numa das cenas mais belas do filme canta tempo perdido da Legião Urbana. Sim, Wagner Moura, no papel de Dumont é Renato Russo! Depois disso se transforma em Carrera, traficante de renome internacional e um dos mais hábeis pilotos que a polícia federal já ouviu falar.


Posteriormente, de volta ao convívio com a mãe, Marcelo se faz passar pelo filho do presidente da Gol, Henrique Constantino, e no carnaval de Recife em meio a High Society imbecil é entrevistado pelo mais escroto dos apresentadores: Amaury Jr, que abraça a história.


Não contarei o fim quem quiser que vá ao cinema assistir porque vale cada minuto.

Depois desse filme tive a confirmação de que Wagner Moura é de uma qualidade dramática surpreendente. A tal ponto de não conseguir vislumbrar no panorama do cinema nacional e internacional um ator tão versátil e que consegue dar vida a papel/papéis tão complexos e distintos. Cabe um palavra de reconhecimento também pelas participações sempre significativas de Milhem Cortaz , Juliano Cazarré e a própria Gisele Fróes.

O filme é baseado no livro homônimo que está na minha lista de livros a ler. Abaixo um link de como Marcelo do Nascimento ludibriou o programa socialite de Amaury Jr.



Fernando Moreira dos Santos
Sessões

Comentários

  1. Gostei da matéria ,mas só para contar ,existe um erro e português imperdoável no texto,minha intenção é de ajudar apenas,lembrando que o texto esta muito bom.
    "A tal ponto de não ****consiguir***(conseguir) vislumbrar no panorama do cinema nacional e internacional ..."

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz! Tomei a liberdade de fazer uma revisão ortográfica no texto de Dom Fernando e acredito que agora está tudo certo. Obrigado. Gostei da objetividade e síntese e caráter persuasivo do texto, pois antes da opinião do Fernando tinha impressão de que o enredo fosse fraquinho. Vamos ao cinema assistir filme nacional, Brasil! Avante!

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Leandro!Acho o site muito bacana e sempre entro pra saber das novidades e buscar algum filme.Sou um grande fã do cinema nacional apesar de todas as críticas que existem.O site tá de parabéns!

    Luiz

    ResponderExcluir
  4. cara, vc esqueceu de perceber o detalhe de que a mãe dele inventou que o pai dele era piloto, pelo fato da mesma não saber ao certo quem era o pai do garoto.(visto que, ela tinha passao um carnaval com dois homens)

    entendeu essa parte?

    responda no email gata_sfortaleza@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
  5. caramba deve ser bom esse filme

    ResponderExcluir
  6. queria acrescentar,sobre o Diretor Toniko Mello,a relação que ele manteve com os fãs,no Twitter e no Facebook,foi decisiva para propagar o sucesso que já era eminente,ele é uma simpatia e pacientemente atendia a todos os comentários...Parabéns a todos os profissionais envolvidos !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas