Meeting Andrei Tarkovsky

Nome original: Meeting Andrei Tarkovsky
Diretor: Dmitry Trakovsky
Ano: 2008
País: EUA, Suécia, Russia e Itália
Elenco: Donatella Baglivo, Fabrizio Borin, Manuele Cecconello e Andrei Andreevich Tarkovsky.
Prêmios: Menção Especial do Júri – Documentário na 32ª Mostra Internacional de Cinema (2008).
Meeting Andrei Tarkovsky (2008) on IMDb

Não é apenas um documentário, é uma ode, merecida, ao cineasta soviético. O estudante de cinema Dmitry Trakovsky, nascido em 1985, compatriota e fã inveterado de Tarkovsky é radicado em Los Angeles e sua jornada na busca pelo legado de seu diretor favorito passou pelos Estados Unidos, Itália, Suécia e obviamente pela Russia. São 15 entrevistas com atores, diretores, montadores e com amigos, na busca de desvendar algumas curiosidades obscuras da vida de Tarkovsky.

Como uma homenagem de 20 anos da morte (em 2008), Trakovsky tenta adentrar nas profundesas das obras de arte que Tarkovsky construiu em seus 9 longa metragens. Sempre envolto em muita espiritualidade os filmes do velho russo são introspectivos e sempre a questão humana está em primeiro plano. Uma das maiores buscas do documentário é tentar aproximar-se do significado de uma das crenças mais enigmáticas de Tarkovsky: a de que a morte não existe. Complexo, como o próprio Tarkovsky.

Vejam o trailer deste documentário de Dmitry Tarkovsky sobre o maravilhoso diretor Andrei Tarkovsky.



Veja o que Ingmar Bergman disse sobre o russo: "Tarkovsky, para mim, é o maior, quem inventou uma nova linguagem, verdadeiro à natureza do filme. Filma a vida como uma reflexão, a vida como um sonho". Se Bergman disse, quem somos nós para constestar. Vida longa ao novato Trakovsky e que Tarkovsky viva dentro dele por muito tempo. Quem sabe nasce um grande cineasta. Infelizmente o filme só foi apresentado por aqui na Mostra SP de 2008 e não voltou para circuito comercial ou de home video. Para saber mais sobre o documentário, visite o site - http://www.trakovskyfilm.com/

E para adquirir o filme, só na Amazon por enquanto.
 
Equipe do Sessões

Comentários

  1. ah se chegasse pelo Ceará...enquanto isso näo custa nada buscar pela internet

    ResponderExcluir
  2. Andrei Tarkovsky inspirou o Dmitry Trakovsky e muitos outros. Mas a coragem do novato (nascido em 85) certamente gerou um maravilhoso documentário. Infelizmente ainda não consegui vê-lo mas pretendo fazê-lo o quanto antes.

    Conhecer um pouco desse gênio russo certamente nos ajudará a entender um pouco a nossa vida. E Trakovsky nos trás a alma do cineasta.

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas