O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Nome Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Diretor: Terry Gilliam
Ano: 2009
País: Reino Unido, Canadá e França
Elenco: Heath Ledger, Christopher Plummer, Lily Cole, Andrew Garfield, Jude Law, Colin Farrel e Johnny Depp.
Prêmios: Satellite Award, Leo e CDG Award de Melhor Figurino.
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009) on IMDb


Ser lembrado como último filme de Heath Ledger é um atrativo, mas ter Terry Gilliam por trás dessa produção pode ser ainda mais interessante. Poucos “loucos” sobrevivem nessa terra de gigantes, neste mundo de seres inimagináveis, onde a imaginação leva aonde nenhum entorpecente consegue. Voar, mudar de corpo, morrer e renascer, estar lá sem nem nunca ter saído do lugar. Dr. Parnassus vai além do Mágico de Oz e consegue nos levar à um mundo tão inusitado: dentro de sua mente, num mundo criado só para ele. Uma espécie de um circo dentro de “A Origem”. Gilliam consegue transpor o limite do aceitavel e a fantasia real renasce nos sonhos dos mais céticos. Ledger está vivo na mente de Parnassus, no mundo do Dr., na história... Ledger é o próprio Parnassus e que assim viva eternamente até nas mentes menos criativas. Gilliam, por você, Live Forever!


Um filme criativo e delicioso sobre até onde o ser humano pode ir. Até onde não sabemos mas vai longe, mas sempre voltará para o seu berço, como um imã que perde sua conectividade por um tempo, mas volta como num instintivo sentimento animal. Ambição, ganância, empreendedorismo e inventividade caminham juntos em busca de um objetivo inovador e visionário. Ultrapassar a linha da verdade e caminhar para os sonhos nos dá a esperança de que o que se sonha, viva dentro do sonho, para que o (des)equilibrio da Terra não invada os mais puros quereres.


A vida é muito mais realidade do que sonho. Ao menos, é isso que penso quando sonho. Nem que seja no Mundo Imaginário que criei. Ou quem eu sou dentro dos meus sonhos criou na minha mente.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas