quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Nome Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Diretor: Terry Gilliam
Ano: 2009
País: Reino Unido, Canadá e França
Elenco: Heath Ledger, Christopher Plummer, Lily Cole, Andrew Garfield, Jude Law, Colin Farrel e Johnny Depp.
Prêmios: Satellite Award, Leo e CDG Award de Melhor Figurino.
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009) on IMDb


Ser lembrado como último filme de Heath Ledger é um atrativo, mas ter Terry Gilliam por trás dessa produção pode ser ainda mais interessante. Poucos “loucos” sobrevivem nessa terra de gigantes, neste mundo de seres inimagináveis, onde a imaginação leva aonde nenhum entorpecente consegue. Voar, mudar de corpo, morrer e renascer, estar lá sem nem nunca ter saído do lugar. Dr. Parnassus vai além do Mágico de Oz e consegue nos levar à um mundo tão inusitado: dentro de sua mente, num mundo criado só para ele. Uma espécie de um circo dentro de “A Origem”. Gilliam consegue transpor o limite do aceitavel e a fantasia real renasce nos sonhos dos mais céticos. Ledger está vivo na mente de Parnassus, no mundo do Dr., na história... Ledger é o próprio Parnassus e que assim viva eternamente até nas mentes menos criativas. Gilliam, por você, Live Forever!


Um filme criativo e delicioso sobre até onde o ser humano pode ir. Até onde não sabemos mas vai longe, mas sempre voltará para o seu berço, como um imã que perde sua conectividade por um tempo, mas volta como num instintivo sentimento animal. Ambição, ganância, empreendedorismo e inventividade caminham juntos em busca de um objetivo inovador e visionário. Ultrapassar a linha da verdade e caminhar para os sonhos nos dá a esperança de que o que se sonha, viva dentro do sonho, para que o (des)equilibrio da Terra não invada os mais puros quereres.


A vida é muito mais realidade do que sonho. Ao menos, é isso que penso quando sonho. Nem que seja no Mundo Imaginário que criei. Ou quem eu sou dentro dos meus sonhos criou na minha mente.

Vitor Stefano
Sessões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...