Divas francesas: Et Dieu... créa la femme (Parte 2)

A beleza da criação. No cinema francês, a mulher pode ser do lado, a bela da tarde, ser criada por Deus, ser para dois, ser uma infinidade de mulheres dotadas de intensidade, feminilidade e fetiche. Da puta à virgem, da estelar à decadente, a imagem da mulher francesa é única no mundo, cheia de admiráveis exterioridades e questionáveis interioridades.

Esta é mais uma homenagem às atrizes francesas que o cinema imortalizou por sua beleza, atitude e persona. Seja de manhã, de tarde ou à noite, Sessões lista as mais belas atrizes francesas do cinema.


5º Leslie Caron
Grande parceira de Fred Astaire e Gene em musicais, Caron é a nossa inesquecível e doce Gigi. Thank Heaven for Little Girls, a adolescente mais charmosa da era de ouro do cinema norte-americano é francesa e por isto merece estar nesta lista.
.
4º Fanny Ardant

A esposa do mestre Truffaut. A eterna mulher do lado. Conquistou o posto de diva do cinema francês já com mais de 30 anos. Intensa, bela e sofisticada. Grande mácula em sua carreira foi ter furado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que contava com sua presença este ano. Por frustrar expectativas, Fanny não merece mais que o quarto lugar.
.
3º Jeanne Moreau
Complexa, misteriosa e erótica. É a síntese feminina do nouvelle vague. Moreau é inspiração, é poesia sem muita explicação. Citá-la em qualquer ranking chega a ser redundante. Merece destaque nesta seleção.

2º Catherine Deneuve
A Bela da Tarde, Pele de Asno, Repulsa ao Sexo, A Sereia do Mississipi. Catherine Deneuve é a figura francesa feminina oficial e sua imagem confunde-se com a da própria França. Bela e magnífica em todos os seus momentos, não poderia estar fora desta lista.


1º Brigitte Bardot
O primeiro lugar é dela sem necessidade de esclarecimentos! Como passar incólume por sua voz , por suas curvas, seu olhar, seus lábios, seus cabelos? Que se faça constar: Et Dieu...créa BB.
.


Vois la!
.

Leandro Antonio
Sessões

Comentários

  1. Se superando cada vez mais Lê!

    Belissima escolha das atrizes e das fotos...

    Acho que o ano da França no Brasil foi bem proveitoso, ao menos ao Sessões que comentou alguns dos sucessos (principalmente os mais recentes) do país da liberdade, igualdade e fraternidade.

    Comentamos esse ano Lila Diz, Persépolis, O Closet, Piaf- Um Hino ao Amor, Coco Antes de Chanel.

    Que venha mais anos de mais países ao Brasil!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Faltou a musa do Godard, a linda e excêntrica Anna Karina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu quis fechar a lista em cindo. Mas, quem sabe um post só para ela, seja uma boa retratação. Obrigado pelo comentário.

      Leandro Antonio
      Sessões

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas