Samantha!


Nome Original: Samantha!
Temporada 1
Ano: 2018
País: Brasil
Elenco: Emanuelle Araújo, Douglas Silva, Daniel Furlan, Paulo Tiefenthaler, Cauã Gonçalves, Sabrina Nonata, Duda Gonçalves, Lorena Comparato e Ary França


Comédia. Brasileiro ama comédia e isso pode ser comprovado com o cinema. Ano após ano apenas filmes de comédias brasileiros se destacam no ranking de bilheteira concorrendo com os blockbusters de super-heróis. É a galinha dos ovos de ouro da indústria audiovisual nacional. E isso se espalhou não apenas no cinema, mas também domina a TV a cabo, YouTube, rádio que estão abarrotadas de comediantes para todos gostos. Do repetitivo Paulo Gustavo, passando pela nova geração da Praça É Nossa, pelo apelativo Pânico, indo pro hilário webulling do Mauricio Meirelles e com o que há de melhor na atualidade que é o Choque de Cultura. E o Netflix não perdeu chance e fez também sua primeira série brasileira do gênero com “Samantha!”. E ela está num nível altíssimo de timing, roteiro, atuações e tamanho.

A história de uma estrela juvenil dos anos 80 e que até hoje vive desse minguante sucesso em apresentações decadentes em boates vazias, depois de casar com um ex jogador de futebol enquanto estava na prisão e que não desiste de tentar ressurgir para o estrelato é a base de “Samantha!”. Claro, Samantha é essa estrela. Uma vida digna de dó, mas não a sentimos em nenhum momento por sua personalidade que é um mix de maldosa e perseverante que não mede palavras nem limites para alcançar seu sucesso. Ela confia em sua história, ela sabe que vai conseguir, ela vai seguir em frente e vai brilhar novamente. Sonho sonho sonhos... Todos temos. O da Samantha é ser famosa, custe o que custar.



Todo arco da história de Samantha é rodeado de personagens tão confusos e complexos como a própria. A filha é feminista, o filho intelectual, o ex-marido é ídolo do Flamengo e estava preso não sabemos porque, seu agente é volátil e seu grande amigo era o personagem Cigarrinho que a acompanhava quando era criança. Nessa mistureba rimos a todo instante com os absurdos que víamos nos anos 80 na tv, com o exagero pela busca de destaque de uma subcelebridade, com a astúcia de crianças que são visivelmente mais evoluídas que os pais e com um roteiro incrível que faz rir pela perplexidade que nos gera, não pela obviedade do que vemos.

Quando disse que o roteiro é um dos pontos altos, fato. Há uma loucura insana que parece óbvia pra quem fala e que nos incomoda profundamente. Rimos da loucura. O ritmo é ótimo e graças ao tamanho. Poucos capítulos e com duração curta - por volta de 25/30 minutos. Não há sobras ou pedaços que depois de vermos pensamos: pra que? Não. Tudo está encaixado. E o elenco está incrível. Emmanuelle Araújo como protagonista está dona do papel, cremos na vontade dela de se manter nos holofotes a qualquer custo e Douglas Silva como Dodói está incrível, como o ex-marido arrependido em busca de redenção e querendo se manter livre do seu grande mal: a catuaba. E um elenco de apoio fabuloso com destaque para a Samantha criança que da vontade de jogar na parede de tão arrogante, Daniel Furlan (o icônico Renan de Choque de Cultura) sensacional produtor da estrela sempre com um contraponto hilário à protagonista e a participação de Paulo Tiefenthaler como Flávio Jr, uma alusão à Fabio Júnior em busca de um novo casamento num reality show que faria muito sucesso. Aliás, com a história de Samantha é a de muitos atores/atrizes, dançarinos, cantores e outras profissões que eram valorizados na televisão tupiniquim nos anos 80 e que vivem se arrastando em programetes de segundo escalão e que por vezes se tornam cults. Você verá e fará paralelos facilmente por onde olhar.


“Samantha!” é envolvente, divertido, curto, tem um senso de humor peculiar, nos pega rapidamente e nos faz mais leve. Tire o preconceito e veja. O bom é que não é só comédia, é comédia boa. A segunda temporada já foi confirmada e que bom! Quero mais catuaba, Plimplons, programas de auditório, crianças vendendo cerveja, Samantha com y, produtores malévolos, influenciadores sociais vazios e mais Samantha e Dodói... é uma química que deu certo! Eu não perderia “Samantha!” por nada...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas