O Final da Turnê


Nome original: The End of The Tour
Diretor: James Ponsoldt
Ano: 2015
País: EUA
Elenco: Jason Segel e Jesse Eisenberg.
Sem Prêmios.



David Foster Wallace suicidou-se. A partir desse fato voltamos alguns anos aos olhos do também escritor e repórter da Rolling Stones, David Lipsky. Ao final da turnê de lançamento de seu maior e mais famoso livro Wallace aceita o convite de Lipsky de fazer uma entrevista para a revista. Um astro e um aspirante. Um esquisito e um centrado. Um genial e outro bom. Um quer o que o outro tem. Um busca reconhecimento outro quer apenas ver tevê o dia todo. Um quer a paz outro a fama. Podemos definir que é uma entrevista desastrada. Mas é um relato pra sempre. Um filme que é maior que a entrevista, que nem chegou a ser publicada. Um filme verborrágico mas onde não faltam palavras e a cada fala um mergulho no infinito. Não haveria matéria quando se admira tanto alguém que não sabe quem é.

Quando chegamos no auge, a vida parece perder o sal. Claro, sempre vamos em busca de mais, de novos desafios. Mas quando se é escritor, você quer que mais e mais pessoas te leiam. Mas quais livros bons são best-seller? Escrever para uma grande audiência é significado de livro ruim. Não é uma regra, talvez uma regra para ser quebrada. E quem escreve apenas pra si? Ou quem escreve apenas para alguém? As palavras são o vazio que não conseguimos manter na mente. A solidão é uma dádiva e um martírio. Um encontro pode ser pra sempre quando o pra sempre acaba apenas fisicamente. Wallace é simplesmente um louco ou um gênio. Um louco genial. Não importa a definição. Ele é uma inspiração para alguém. Lipsky respira, entende, respeita. O limite deve ser o silêncio do outro. O silêncio é o limite da solidão que nos define, que nos molda. Quem somos nós aqui, solitários e falando sem parar, sem saber o que, sem definir. O que vão pensar de mim? Não importa, importa?

 
Escrever é liberdade e prisão. Escrevo pra mim. Pra quem eu quero que leia. Escrever é reticências quando faltam palavras. Escrever é dar vida aos pensamentos. Escrever é enterrar suas palavras para nunca mais falá-las. Escrever é viver pra sempre, enquanto alguém ler o que está no papel...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas