Nasce Uma Estrela


Nome Original: A Star is Born
Ano: 2018
Diretor: Bradley Cooper
País:EUA
Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper e Sam Elliott.
Sem Prêmios, até agora...



Marco.

Vai ser doloroso falar sobre esse filme e começo a escrever o texto sem saber como vai terminar, se vai terminar ou se vou publicar. Eu sei que há outras 3 versões dessa mesma história, mas eu nunca as vi então o impacto do filme do Bradley Cooper, que está entre os melhores filmes do ano, é enorme, entre os mais marcantes que já vi. Me senti dentro do filme, entrei no vazio dos personagens, entrei na história, entrei na tela, senti nunca ter vivido nada igual, senti estar perdendo minha vida e talvez nunca saia mais de dentro desse filme.

O que vemos na tela é uma linda história de amor.
Uma dolorosa história de paixão.
Uma angustiante história de vida.
Uma brilhante história de sucesso.
Uma dolorosa história de queda.
Uma dor que dói demais.

O romance da estrela country Jackson Maine e da cantora amadora Ally é daquelas paixões arrebatadoras, aquelas que o destino vem e faz acontecer. Ele é uma estrela. Problemático. Alcoólatra. Um coração bom. Errático. Visceral. Problemático. Depressivo. Uma história dura e complexa por trás daquele genial músico do palco. Nossa base é uma mochila que vai sempre nos acompanhar. Eternamente. Do primeiro choro até virarmos pó. A vida é uma gangorra e o auge é lindo e a queda pode ser fatal. Como viver na fama, no estrelato? Não há espaço nesse mundo para egos, apenas para pessoas. Seres humanos que são cada vez mais raros.


E Ally. De cantora de um queer bar a estrela. Jackson a viu cantando "La Vie en Rose" belissimamente. Belissimamente. Foi flecha. Ela viu, de cara, toda a fama, todos problemas, todos erros, todo álcool. Mas ela mergulhou no que parecia um raso lago e encontrou um oceano. Eles foram feitos um para o outro e era irreversível. Ela abandonou tudo pra seguir a turnê com aquele cara que cuidou dela do jeito mais peculiar, único. Eles se amaram de cara. Há ali muito amor e ternura. Foi um pulo para ele colocá-la ao seu lado no palco. Ela explodiu! Eles brilhavam juntos e pareciam invencíveis. Eles faziam de tudo para preencher o vazio um do outro. Até que descobrimos que o vazio dele era sem fim.

Que toda história de amor tem problemas não é novidade. Mas há um aspecto do filme que acaba entrando numa zona cinzenta e dura. Ally e Jackson acabam caminhando juntos, mas profissionalmente caminhos opostos. Ela torna-se uma estrela pop. Ele cai no ostracismo da ebriedade. E os desencontros se sucederam. E o ciumes. E a culpa. A culpa jogada na cara, um do outro. E a inveja. Visivelmente tratar-se de um relacionamento abusivo, mesmo que não haja violência física. Há uma pressão do mundo, da sociedade. Há uma grande pressão interna. Ele quer controlar. Ela é grata, mas quer - e vai - andar com as próprias pernas. Sempre quis. Sempre soube. Sempre olhou para si e nada mudaria isso. Ele disse pra ela no primeiro encontro: "Talento tem em todo lugar, mas ter algo a dizer e a forma de dizer para as pessoas escutarem é totalmente diferente". Ela discordou. Ela caminhou. Ela de personalidade forte. Ele com forte tendência à dependência. Química. Física. Quando o mental fica frágil, fisicamente não é suportável.


O filme tem muitas qualidades técnicas - o contraponto dos momentos opacos de depressão, da pirotecnia bela dos shows, da sutil intimidade do casal. É um roteiro preciso em equilibrar tantas nuances, do amor ao abuso. Como é a vida, uma eterna busca por equilíbrio. Há grande brilho na atuação e na química entre Gaga e Cooper. Ele, inclusive, faz seu melhor papel e brilha também como diretor. Então digo que "Nasce uma Estrela" não é o filme do ano, cinematograficamente falando - que é ROMA do Cuarón - mas, pra mim, é. Não houve nada que vi que tenha me tocado mais, me deixado mais incomodado, me deixado mais emocionado, me feito repensar tudo, me feito mudar mais. É daqueles que nunca sairão da minha lista, do meu coração e da minha mente. Ele está e estará comigo todos os dias.

 

Tem coisas que são assim, não? Que ficam pra sempre... Sabe como é...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas