Mogli: Entre Dois Mundos


Nome Original: Mowgli
Ano: 2018
Diretor: Andy Serkis
País:EUA
Elenco: Rohan Chand e vozes de Christian Bale, Cate Blanchett, Benedict Cumberbatch, Naomie Harris e Andy Serkis.
Sem Prêmio


Quando pensamos em Mogli logo lembramos da música onde o menino e o urso Balu cantam enquanto vagam pelo Rio: “Somente o Necessário” diz a canção. Então Andy Serkis, ator estupendo de live actions - pra quem não sabe ele é o César da trilogia Planeta dos Macacos e é Golum do Senhor dos Anéis - dirige essa versão de Mogli. E coloca somente o necessário da parte fantasiosa e joga a realidade de um mundo cruel na nossa cara. São humanos contra a floresta. São animais pela hegemonia. São realidades sem gracinha. O mundo é cruel e não permite pausas para refresco. Em certo momento Baghera diz a Mogli: você baixou a guarda. Nunca baixe a guarda. A vida é eterno embate.

A versão live action de Serkis é recheada de dureza. Logo de início vemos os personagens que na animação são os melhores amigos do menino sendo absolutamente aspetos, duros, feios. Não há animais belos aqui, não há expressão de carisma. São animais que se afeiçoaram pelo filhote de humano e só querem defendê-lo das garras do Khan. Mas a partir daí, é sangue, perseguição, negociação, competição. E o outro mundo? Um filhote de homem precisa voltar. E essa é a sacada mais genial do filme onde cria o contraponto da selvageria animal e expõe a selvageria humana. Numa espécie de comunidade indiana ele volta e se sente bem, acolhido, amado. Mas quem o humano é capaz das piores atrocidades. E onde Mogli ficará? Ótima escolha do enredo, indo além da fábula infantil. E colocar homens na trama faz todo sentido para tudo ficar mais obscuro.


A nova versão é ótima e ganha muito com as vozes escolhidas. Um elenco de peso - Bale, Cumberbatch e Blanchett - e um cara que conhece tudo de live action na direção deram veracidade, profundidade e qualidade nos efeitos visuais. E incrível como passatempo - mas não para crianças...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas