The Staircase




Nome Original: Soupçons
13 Episódios
Ano: 2004 e 2018
Diretor: Jean-Xavier de Lestrade
País: França
Elenco: Michael Peterson e família, David Rudolf, Ron Guerette, Kathlenn e a escada.




7 dilacerações na nuca. Fratura no braço. Marcas de estrangulamento no pescoço. Um corpo caído no fim de uma escada. Uma ligação desesperada à polícia relatando que a esposa está ainda viva, mas muito machucada. Sangue. Muito sangue espalhado pelo pé da escada. Sangue enxugado. Sangue espirrado. Sangue seco. Pegadas. Uma simples queda. Um homicídio. Um marido apaixonado. Uma esposa perfeita. Uma família feliz. Mentiras. Omissões. Um acidente ou um crime? A vida de Michael Peterson, romancista de renome, nunca mais será a mesma. Nem de seus filhos. Nem dos seus advogados. Mas o que não terá volta é a vida de Kathleen, que nunca mais voltará. Nem pra Michael, para os filhos, para as irmãs ou pra um caso.

A série em 13 episódios acompanha desde o início o caso do Estado de Carolina do Norte versus Michael Peterson. A série era até o 10º capítulo apenas na TV francesa Canal+, mas com novidades no caso, a Netflix comprou os direitos e deu continuidade até o 13º capítulo. A equipe desde o começo do caso e do documentário vive todo o julgamento, com livre acesso à casa do acusado, ao julgamento, à prisão e tudo que rodeia o caso. A cada capítulo vamos nos envolvendo com a história de amor perfeito que vai se dissolvendo, num homem obscuro, calmo e com senso de humor peculiar, mas que tem os filhos ao seu lado, como se fosse um deus e advogados armando uma grande defesa. Novos elementos surgem e complicam a situação, dão novo tempero à série documental. É destruidor ver todo o caso, cenas pesadas e duras, análise desrespeitosa regada a Coca e Pepsi Zero, a dor de quem perdeu um ente querido de forma tão obscura, uma polícia suspeita, um júri contaminado. A série é ótima para vermos os bastidores de um caso tão complexo, atrás de uma mente tão complexa, tudo dos bastidores.



Difícil falar de uma série documental dessas sem dar spoiler, mas o que dá para dizer é: veja. Posso dizer ser uma das melhores séries/filmes de tribunal que já vi. Tudo parece mentira, mas é verdade. É uma das séries obrigatórias para quem gosta desses filmes de júri e séries de investigação criminosa. É obrigatório para advogados. Obrigatório para quem se interessa pela vida dos outros. Não há conclusão. Não há certeza. Sabemos apenas que no final todos são punidos...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Opa, esse está na minha lista do Netflix. Aliás, seria interessante colocar os links de filmes/documentários disponíveis ao público, seja na Netflix, na Amazon Prime ou outra plataforma. ;-)

    Desse título, está aqui: https://www.netflix.com/title/80233441

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas