Divertidamente


Nome Original: Inside Out
Ano: 2015
Diretor: Pete Docter e Ronnie Del Carmen
País: EUA
Elenco: Amy Poehler, Phyllis Smith, Richard Kind, Bill Hader, Lewis Black, Mindy Kaling, Kaitlyn Dias, Diane Lane e Kyle MacLachlan.
Prêmios: Oscar, Globo de Ouro e Bafta de Melhor Animação
Divertida Mente (2015) on IMDb


Estamos dentro de um cérebro. Não estamos vendo aquelas gosmas e caminhos esbranquiçados com aparência de couve-flor. O que vemos é uma mesa de controle cheio de botões e sentimentos controlando memória e ações. A cabeça principal é de uma criança, a pequena Riley, e os sentimentos que fazem tudo funcionar são: Alegria, Tristeza, Nojo, Raiva e Medo. Quem comanda a parada é a Alegria, onipresente e onisciente, sempre à frente dos outros, sempre ativa e cativante, dominadora e impositiva. Sem dúvida, trata-se apenas de uma criança. Mas a vida não é feita apenas de felicidade, não é mesmo? Sabemos que não...

A partir da mudança da família da fria Minnesota para a calorosa San Francisco, a já pré-adolescente começa a ter suas dúvidas e frustrações, o que acaba bagunçando um pouco o reinado da Alegria dentro de sua mente. Numa guerra de egos e de curiosidade, Alegria e Tristeza se exaltam, se estranham, se densentendem e acabam deixando Riley a mercê dos outros sentimentos. A partir daí vemos uma busca clara pelo controle e auto conhecimento, onde um sentimento não é e não pode ser mais importante que o outro. Não há como ser alegre sem os demais sentimentos. A alegria e a felicidade é o equilíbrio... Sem tilts - dentro do possível.


Um roteiro lindo, uma simples aula de neurofisiologia é uma clara lição ao mundo em busca de respostas que nem sempre existem. Visualmente é perfeito como tudo que o estúdio faz, com gráfico atrativo e muito bom ritmo. É ótimo para crianças e os pais embarcam juntos. Não há idade para buscar conhecimento. O filme apela ao conhecido melodrama - típico  da Pixar - logo excelente. Nada tira a força dessa que é uma das melhores animações já realizadas. Equilíbrio, essa é a verdadeira lição dê Divertidamente. Eterna busca...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Esse filme é lindo. Nos ajuda a entender que todos esses sentimentos nos são necessários em algum momento de nossa vida. Uma boa forma de aprendizado tanto para adultos como para crianças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas