Outubro

Nome Original: Oktyabr
Diretor: Sergei Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Ano: 1927
País: Rússia
Elenco: Vladimir Popov, Vasili Nikandrov, Boris Livanov, Eduard Tisse, Layaschenko,Chibisov, Mikholyev, Nikolai Podvoisky, Smelsky
Sem prêmios
Outubro (1928) on IMDb


Depois do post Girassóis da Rússia, o Sessões mergulha ainda mais e retorna ao início do século passado no intuito de pincelar o que para muitos é pura inspiração – A Revolução Russa e Sergei Eisenstein. E se para os lados do calendário gregoriano contamos o mês de outubro. Nada mais pontual que rememorar um dos maiores feitos do cineasta – Outubro, filme realizado em comemoração aos 10 anos do fim da Revolução que culminou na experiência inédita da tentativa de implantar o socialismo científico proposto por Karl Marx em suas teorias sobre o capital.

Contextualizações e motivações a parte, ou não, para um tema revolucionário a de se optar por um formato revolucionário por pura coerência, os realizadores deste filme o fizeram com uma estrutura narrativa que não vê a (H)história como linear – Em 1927 isto era o crème de la crème e Eisenstein foi o mestre que mostrou que este feito era possível e inteligível. Outro aspecto não menos notável no filme é sua grandiosidade, as ruas da Rússia tomadas de gente enchem olhos, um trabalho primoroso e rigoroso, visto que além de contar uma história real nos moldes de ficção e simbolismos, ainda se conseguiu uma estética similar a dos documentários, o que traz um realismo que parece saltar da tela a qualquer momento.



Não é à toa que o cinema russo deste período inspira cineastas famosos do mundo até os dias de hoje. A Revolução do cinema também aconteceu pelas mãos trabalhadoras dos russos. Imperdível para qualquer um que pensa em apreciar a sétima arte.

Paz, pão, terra,
consciência e arte.

Leandro Antonio
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas