Você



Nome Original: YOU
Temporada 1
Ano: 2018
País: EUA
Elenco: Elizabeth Lail, Penn Badgley, Luca Padovan, Shay Mitchell e Daniel Cosgrove.

Usando a teoria de Bauman, esse mundo líquido que vivemos nos coloca diante de situações extremas a cada momento. A vida não tem mais consistência, base. A cada novo segundo novas informações nos atingem, novas sensações nos acometem e tomamos novas atitudes que nem sempre tomaríamos em condições normais. Mas o que é normal? As redes sociais são uma excelente forma de nos manter conectados com quem não podemos estar próximo constantemente, mas também são uma arma de exposição para mentes vazias. E tudo é tão efêmero que podemos ser tudo que quisermos diante da tela preta do celular. Estou escrevendo aqui sem saber o que as pessoas que lerão sentirão. Nem sei se lerão até esse pedaço o texto. Nem sei se sabem quem eu sou. Eu que me vejo refletido na tela preta não sei quem sou. E você? O que você é? Até onde iria pelo que quer? Tudo vale a pena? Há limite para a busca, pela felicidade, pela satisfação? O que é felicidade? A nova série da Netflix é um prato cheio para suposições de perguntas sem respostas, mas não deixa de ser também um ótimo passatempo e análise de personagens complexos.

Joe é uma caixa de surpresas. Um homem pacato, aparentemente comum, inteligente, mas muito obcecado. Trabalhar numa pequena livraria na linda Nova Iorque faz dele um analista de pessoas através do gosto literário. E essa sensibilidade é usada como um charme irresistível. De dar ódio. De dar inveja. De se identificar. Mas veremos na tela que atrás do rosto belo e sereno de Joe há muitas camadas. Seu encantamento instantâneo pela aspirante a escritora Beck nos mostra que há ali um amor. Uma carência. Um objetivo. Ele tem o dom da manipulação para que tudo conspire a favor do relacionamento, em seu favor. Beck é uma menina envolvida com amizades que não tem seu nível intelectual e ela não tem o nível social das mesmas. Mas ela quer estar ali, se sente bem, sente que precisa disso para alimentar a felicidade das redes sociais. Por trás, muita confusão, dúvidas, dívidas, medo. Mas ela é uma mulher em construção. Somos todos seres em construção.



O relacionamento toma forma e caminha de forma sempre abusiva. Joe não quer que Beck sofra ou corra risco de traí-lo ou tomar alguma decisão errada. E pra isso ele é capaz de tudo. É o zelo elevado à vigésima potência. É o controle possessivo. É a cegueira do amor. É a loucura da loucura maior dessa vida que é amar. Joe é odioso de cara. Causa medo de cara. Os capítulos avançam e diversas reviravoltas acabam ocorrendo e conhecemos mais do passado de Joe, onde podemos entender - não justificar - suas motivações. O seu relacionamento com o filho da vizinha é um dos pontos fortes, e é onde criei a empatia por Joe e ponderamos sobre ser bom ou mal. Julgamos o tempo todo mesmo sem nunca ter a razão ou certeza do que é certo ou errado. São dessas dúvidas desse mundo líquido, que escorre pelas mãos, que vivemos.

“Você“ é uma série inteligente, ousada e visualmente bela. É prato cheio pra quem gosta de series com serial killer, pra quem gosta de expor sua vida nas redes sociais, pra quem apenas já se apaixonou uma vez na vida ou pra quem quer um passatempo de uma série com personagens complexos, divertidos e tensos. Os atores são ótimos e dão bastante peso pra série. É incrível gostarmos de Joe, mas é natural. Somos erráticos e intensos. Somos carne e osso. Sangue e músculos. É intenso, é vívido, é amoroso, é declaração de amor. “Você” é o amor maior de um amor não existente. É o medo de amar. É o receio da expectativa. É uma porção de 'ses' controlados por uma mente que respira um amor. Seria um amor doente? Não há respostas, nem certezas. Sobre amor não há certezas. Só temos dos sentimentos que vivemos. Só vivendo...

Que venha a segunda temporada!

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas