Infiltrado na Klan


Nome Original: BlacKkKlansman
Ano: 2018
Diretor: Spike Lee
País: EUA
Elenco: John David Washington e Adam Drive
Prêmios: Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes


Senhor Lee, vou escrever diretamente pra você. Estou mal. Nada bem mesmo. Estou com dor no estômago, com lágrimas nos olhos, nó na garganta. Você conseguiu f* meu clima de felicidade, leveza, diversão inteligente de duas horas em 4 minutos. Os minutos finais do seu filme me fizeram rever tudo que vi, tirar a leveza de tudo que construiu para me colocar no chão novamente. Ver que o filme é incrível, é uma história real, é divertida, mas a verdade é verdadeira demais. Rever uma história dos anos 70, colocá-la nos dias de hoje, ver renascer algumas ameaças é angustiante. É doloroso. Ver mortes por intolerância, ataques por preconceito, ódio pelo diferente me faz crer que o mundo não terá vida longa. A espécie humana é pró na arte de se dizimar - e não aprender com os próprios erros. Somos uma roda gigante de mutilação.

Bom, antes daquele tapa você me fez dar boas risadas, me contou uma história improvável de um negro e um judeu infiltrado na Ku Klux Klan, cheio de nuances delicadas, mostrando os nazistas em forma caricata, absurda, mas sempre deixando muito claro que idiotas juntos podem ser muito perigosos. Você fez uma tradução de uma polarização perigosíssima que ocorreu nos anos 70 de uma forma leve. Você fez um filme sobre a KKK, sobre a resistência dos Panteras Negras, sobre o embate racial de uma forma leve, mas intenso. Você abordou o tema que mais conhece, tema que mais falou em toda sua filmografia da melhor forma possível - e com piadas que só você poderia fazer. Só craques fariam desse jeito e você o fez. Obrigado por esse controle, por essa genialidade.



E a escolha dos dois atores. Eles dominam a tela e estão impecáveis. John David Washington fez o Ron como deve ter sido. Um negro no meio de supremacistas tendo que ter todo rebolado, toda malícia e frieza em aguentar provocações. Internalizou os sentimentos e tirou o melhor daquilo. E Adam Drive é sensacional. Seu Flip teve que reviver seu passado, representar, atuar, viver como um integrante da Klan. Ele incorporou. Spike, meu muito obrigado! Faça mais filmes como esse, só não me deixe tão eufórico para depois tirar o doce da minha boca... Obrigado por me mostrar que o mundo é real. E que o cinema pode ser massa de manobra pro mal, mas você é a prova de que pode para o bem. Você fez um dos melhores filmes do ano, certamente!

Cinema é f*!
Cinema importa!

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas