O Closet

Nome Original: Le Placard
Diretor: Francis Veber
Ano: 2001
País: França
Elenco: Daniel Auteuil, Gerard Depardieu, Thierry Lhermitte, Michèle Laroque, Jean Rochefort, entre outros.
Prêmios: Melhor Ator para Daniel Auteuil no Festival de Shangai.


Uma comédia deve obrigatoriamente tirar risadas de rolar no chão, de doer o maxilar ou lacrimejar de tanto rir? O Closet vem para mostrar que não. Uma comédia pode ser inteligente, tratar de temas polêmicos e cotidianos com classe e sem desrespeito. E deixar um sorriso nos lábios.

Homossexualismo, conflitos familiares entre pais separados e o revoltado filho, reflexão sobre a própria existência, busca de uma amizade verdadeira, além do austero clima corporativo de uma empresa são os temas abordados nesse filme genuinamente francês estrelado pelos dois melhores atores do país de Napoleão dos últimos tempos – Gerard Depardieu e Daniel Auteuil.

Vemos além de situações cômicas e improváveis, como o clima corporativo pode matar, em todos os sentidos, um ser humano. Dedicar-se tanto para uma empresa que na sua primeira derrapada, chutá-lhe a bunda para bem longe. Infelizmente o capitalismo desenfreado gerou uma organização viciada e cheia de defeitos, e o seu hiato é conceber empresas que nem sempre prezam pelos seres humanos que a dão vida e sim única e exclusivamente pelo lucro, salvo pouquíssimas excessões. Pignon sofreu exatamente com isso e para safar-se de ser demitido, finge ser homossexual e sai do armário (ou do closet) - influenciado por seu novo vizinho, ex-consultor de recursos humanos e gay assumido. Isso mudará sua vida pacata e sem sal para uma mudança de hábitos e de atitudes.


A partir daí, todos os preconceitos são colocados em pauta e a empresa para não sofrer nenhum impacto econômico e moral mantêm o dedicado funcionário. A partir daí todos passam a tratar o dito cujo de modo diferente e só vendo para acreditar como Gerard Depardieu na pele de Santini muda do machão radical ao gatinho manhoso, as mulheres passam a percebê-lo e o seu filho a respeitá-lo.

Não percam a oportunidade de ver Daniel Auteuil e Gerard Depardieu em ótimas atuações em uma comédia para se pensar e para se divertir. Não é um filme muito fácil de encontrar, porém vale a pena o esforço. Esse filme foi parte da I Mostra Sessões de Cinema e agradou a todos os presentes e espero que eles e quem já o viu comentem e dêem sua pitada sobre esse bom filme. Divirta-se.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Já assisti algumas vezes, e é incrivel, ri em todas as vezes, e não é uma coisa forçada, é suave e excelente!

    ResponderExcluir
  2. Closet é o que muitos chamariam de humor inteligente, mas eu vejo como humor sensível. É preciso estar no tempo dos atores para dar gargalhadas que não perderão a próxima piada, a sensibilidade de sacar uma olhar, uma expressão para corar de vez em quando.

    Ver e rever este ótimo filme é testar seu senso de humor e sua percepção sobre o cotidiano.

    Aliás, pela ótica certa e no tempo certo, o cotidiano é um poço de boas risadas.

    Leandro Antonio

    Sessões

    ResponderExcluir
  3. O Closet é uma grande comédia. Não concordo que seja sofisticada demais, penso o contrário. É simples, com ótimo ritmo, sutíl e eficiente. Destaque para o show de Daniel Auteuil e Gerard Depardieu. Os caras têm um entrosamento incrível, são ótimos atores (não só para o gênero comédia), conseguem fazer o espectador gargalhar com um olhar. Penso que em um futuro Top de melhores comédias, o Closet estaria no topo da minha lista.

    ResponderExcluir
  4. O Closet é uma grande comédia. Não concordo que seja sofisticada demais, penso o contrário. É simples, com ótimo ritmo, sutíl e eficiente. Destaque para o show de Daniel Auteuil e Gerard Depardieu. Os caras têm um entrosamento incrível, são ótimos atores (não só para o gênero comédia), conseguem fazer o espectador gargalhar com um olhar. Penso que em um futuro Top de melhores comédias, o Closet estaria no topo da minha lista.

    ResponderExcluir
  5. HUAHUAHAUHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUA

    M.M.

    ResponderExcluir
  6. Cara esse filme é muito engraçado! Faz muito tempo que eu o vi, gostei muito é uma boa comédia!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo filme, porque mescla na medida certa temas polêmicos com o humor refinado. Imperdível!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei este filme... super-recomendo... filme inteligente e divertido que não subestima a platéia, mas ele sim surpreende e me faz pensar como nosso tempo é totalmente maluco...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas