Redemoinho



Nome Original: Redemoinho
Ano: 2016
Diretor: José Luiz Villamarim
País: Brasil
Elenco: Irandhir Santos, Júlio Andrade, Cassia Kis, Dira Paes e Inês Peixoto.
Prêmios: Prêmio Especial do Juri no Festival do Rio.



Quando a vida anda sem vida o passado torna-se um fantasma. A vida é uma sequência de dias onde na maior parte do tempo nada de relevante acontece. Quando um gatilho estoura, a aparente paz se torna angústia e medo. A vida não pode ser normal quando um peso do passado é maior do que a vontade de seguir em frente. A vida é o momento que se começa a respirar e termina quando o ar não entra mais nos pulmões, mas a vida pode terminar quando não conseguimos mais seguir em frente. E mesmo quando vamos, algo nos trás de volta, com uma força maior que a gravidade nos trás ao chão. O passado condena. E uma amizade não resiste ao remorso.

Um filme sobre amigos. É isso que é “Redemoinho”, um filme sobre idas e estagnação. Sobre ir ou ficar. Sobre ser ou não ser. Sobre ousar ou aquietar. Sobre serenar ou extravasar. Sobre dois amigos - Luzimar e Guido. Um segredo. Uma certeza incerta. Sobre vida e morte. Sobre a vida. A morte é apenas a consequência da vida. Na verdade, em cima do drama dos amigos de infância há muita cerveja, angústia, medos e incômodo. E há muita beleza nas imagens horrendas. Villamarim faz um filme de enquadramento. Por vezes nem sabemos, mas estamos espiando a vida dos personagens como quem stalkeia um amor platônico. Vemos pelas grades, trens, vidros, janelas. Vemos de perto. Vemos de dentro. Uma culpa nunca passa.



Direção impecável e atuações incríveis de um elenco que trás dos melhores atores nacionais da atualidade. Júlio e Irandhir são animais do cinema, acompanhados das divas Cássia e Dira. Excelente, triste. A vida é uma caixinha de surpresas quando deixamos nosso passado no passado.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas