quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Praia do Futuro



Nome Original: Praia do Futuro
Ano: 2014
Diretor: Karim Aïnouz
Países: Brasil e Alemanha.
Elenco: Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa.
Sem Prêmios.
Praia do Futuro (2014) on IMDb



Praia. Lugar maravilhoso e único. Lugar de crescer com a natureza ali, batendo à sua porta. Sua maresia corrói até uma alma desalmada. A brisa constante faz os cabelos voarem, as ideias surgirem, as pessoas voarem. Não há salvação, nem mesmo com salva-vidas em toda orla. O mar é traiçoeiro, o mar é maldoso, o mar é maravilhoso. A praia é um pedaço do céu na terra.

Futuro. O futuro é agora. O futuro existe na sua mente, nos seus sonhos. Hoje você está aí, sentado com a bunda na cadeira, mas amanhã pode estar em Berlim, apaixonado e o mundo ficou para trás. O futuro não é calculável, não é crível, não existe. Estar na praia, olhar o mar, salvar no mar, viver mergulhado pensando num futuro que não vem, numa eterna fuga do mundo real, do mundo com pés no chão. O futuro é viver como se não houvesse amanhã, mesmo que o amanhã não exista.


“Praia do Futuro” é mais uma demonstração de que Karim Aïnouz é um dos maiores realizadores do Brasil. Seu cinema contemplativo e incisivo sempre nos remete a buscas, a escolhas. São filmes de estrada, sem serem road-movie. São estradas da vida, são filmes de descobertas, vivências, sempre representando o ser humano na sua forma mais crua. Karim é o diretor que mais respeita quem está sentado do outro lado. Passando pela ousadia de “Madame Satã”, as escolhas de “O Céu de Suely”, a contemplação de “Viajo porquePreciso, Volto porque te Amo” e a emoção de “O Abismo Prateado”, Karim chega a “Praia do Futuro” com todos esse elementos adidos de paixão e compaixão.

Mas “Praia do Futuro” é mais do que um filme de seres humanos. É um filme de heróis, ou de sua desconstrução. Donato é um salva-vidas na Praia do Futuro no Ceará. Seu irmão, Ayrton o tem como herói e o chama de Aquaman. Um sonhador. Logo no começo do filme há uma cena de afogamento de duas pessoas, no qual o bombeiro consegue salvar apenas um. Um turista alemão, Konrad, que estava na América do Sul fazendo motocross com seu amigo. A partir desse trágico acontecimento tudo vai mudar. Logo de cara surge tesão entre os dois. Sexo. O envolvimento é intenso a ponto de Donato, sustentador da família, abandonar tudo e ir para Berlim com seu namorado. Uma fuga, uma escolha. Em Berlim logo se identifica com a cidade. Claro que quem nasce na praia sente sua falta, mas a vontade de viver livre, sem julgamento é sempre maior. Vivendo sem lembrar do passado, surge Ayrton já homem, em busca de seu irmão. Estaria vivo? Num encontro emocionante, na busca por aceitação das escolhas e do passado, cria-se um novo ciclo no qual os heróis viraram humanos e se tornam uma decepção com a qual é possível viver. O olhar de criança nunca mais existirá.


“Praia do Futuro” é um filmaço. Mais um filme de temática gay, sobretudo sobre humanos, ousado e com cenas de sexo entre Wagner Moura e Clemens Schick que podem tirar risos nervosos de quem estiver vendo. Não há nada explicito como em “Tatuagem”, mas é mais uma prova que o cinema vem quebrando barreiras da sociedade. Jesuíta Barbosa aparece apenas após a primeira hora do filme, mas é irretocável. É o contraponto, é apoteótico. Um menino de ouro que estará entre os melhores de sua geração. As atuações são incríveis, o roteiro inteligente e delicado e a fotografia mesclada entre cores quente e fria, dão tom ao filme. Mais um grande filme nacional. 

Vitor Stefano
Sessões

Um comentário:

  1. Grande Vitor!
    Seus textos estão ficando cada vez melhores.
    Gosto muito dos filmes do Karim, mas para mim, em Praia do Futuro ele chegou à perfeição. Um filme em que as lacunas falam mais do que as imagens.
    Alguns planos são lindíssimos e tão cheio de angústia e significado, que chegam a me lembrar de Bergman.
    Acho que o filme é mais do que "temática gay", é sobre o ser humano, pouco importa sua sexualidade.
    Recomendo a todos, uma obra-prima.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...