Os Amantes da Ponte Neuf


Nome Original: Les Amants du Pont Neuf
Ano: 1991
Diretor: Leos Caraix
País: França
Elenco: Julliete Binoche e Dennis Lavant.
Prêmios: Melhor Atriz no European Film Awars



Uma obra-prima. Um conto maravilhoso. Uma epopeia visual. Um desbunde experimental. Isso tudo pode definir “Os Amantes da Ponte Neuf”, mas tudo isso não define nada. Como Alex e Michele. São tudo e não são nada. Amores, paixões, vidas jogadas na sarjeta. Dois sem-teto vivendo na ponte mais antiga da Cidade Luz. Um desbunde visual. Um relacionamento amoroso, como tantos outros, mas diferente de tudo. Visceral e emocionante. A ponte Neuf nunca mais foi a mesma.

Michele é uma pintora de classe média, traumatizada com o fim do relacionamento, filha de um general e vive com uma doença rara nos olhos, que a está cegando aos poucos. Alex faz performances circenses e tem muitos problemas para dormir, viciado em sedativos, álcool e drogas. Por obra do destino tornam-se amigos, companheiros, amantes e dependentes. Um rumo perigoso para moradores de uma obra de restauração. Próximo ao bicentenário da Revolução Francesa a cidade vive um momento especial. Alex e Michele também estão em obra. Também estão em revolução. Acompanhamos passo a passo um cronograma de construção de uma paixão que vai da ternura à loucura. Subversivo. Mágico! Um momento único. Delírio puro.


Leos Caraix é megalomaníaco. Faz tudo para que tudo seja impactante, maravilhoso. E faz. Consegue nos inserir na Paris do começo dos anos 90. Consegue nos expor ao amor. Muito disso para as atuações geniais de Dennis Lavant e Juliette Binoche. Doados aos papéis. São Alex e Michele. Estão lá, são eles. Uma obra genial e apaixonante. Caraix é conhecido por sempre criar novos estilos e formas de filmar, mas ele se provou muito capaz de contar uma história de amor. Ao seu jeito. Ao seu estilo. Ao seu modo. É uma maravilha. Um colírio visual. Uma adrenalina que não vem em comprimidos. Uma poesia

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas