Noel – Poeta da Vila

Nome original: Noel – Poeta da Vila
Diretor: Ricardo Van Steen
Ano: 2006
País: Brasil
Elenco: Rafael Raposo, Camila Pitanga, Lidiane Borges, Paulo César Peréio, Jonathan Haagensen.
Prêmios: Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som e o Prêmio Especial "Orgulho de Ser Brasileiro" no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, Melhor Filme - Júri Popular, na Mostra de Tiradentes.
Noel - Poeta da Vila (2006) on IMDb


Ter um ícone nacional retratado na grande tela não é algo muito comum no cinema brasileiro. A falta de coragem ou de interesse pelos nomes que marcaram o país muito me encafifa. E mesmo os que já foram feitos, comumente eles não tem impacto ou apelo do público. O brasileiro prefere ver as histórias dos heróis dos outros ou daqueles interplanetários e imaginários do que das nossas raízes. Queremos mais, queremos nossos heróis, anti-heróis. Queremos o Brasil cuspido e escarrado na telona. Queremos nossos grandes nomes. Queremos outros Noels.



A casta Ceci encontrou seu Peri em Noel, como o guerreiro vermelho em pele de branco e fazendo coisas de negro. Mesmo muito debilitado pela tuberculose ele não media esforços para que o prazer de viver estivesse acima de tudo. O coito entre os apaixonados onde as máscaras protegem e distanciam é um marco no cinema – nunca antes vi uma cena de sexo tão plasticamente bela. Uma paixão que não resultou em casamento. Noel já estava casado, e não com a mãe de seu filho, mas com a vida boêmia. O seu verdadeiro filho é o samba que ainda hoje o consagra. Quem imagina que a vida nos anos 20 era pacata e monótona, não sabia o que era a noite carioca ao lado dos eternos Noel, Cartola, Mario Lago e Araci de Almeida. A nata do nosso maior patrimônio musical começou nos botequins, bordeis e casebres da antiga capital sob a batuta dos nossos eternos poetas. Noel, um grande nome, uma história marcante.


 A música do Brasil é um dos nossos maiores marcos no mundo, e com o poeta da vila, tudo fica mais belo quando os acordes saem como componente de uma música que é a cara desse país. A vida de Noel precisa ser vista, revista, precisamos mesmo é olhar para o espelho e vermos, abraçarmos o Brasil. Que tenham ambição de fazer mais filmes sobre nossos ícones. Malandro? Gênio? O que importa é que você agora sabe como nasce um samba.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Há uma música popular brasileira antes e depois de Noel, seus temas, sua musicalidade, sua poesia absolutamente coloquial.

    Um gênio, com toda a responsabilidade que este termo carrega. Um jovem poeta, filósofo, músico, um ilustrador da alma de uma época, um artista original, o mais vanguardista dos sambistas. Também morreu aos 27, mas seus êxitos o fazem imortalizado para quem aprecia música e poesia genuína.

    Penso que o filme é uma homenagem mais que merecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A filosofia hoje me auxilia a viver indiferente. Assim, vou fingindo que sou rico pra ninguém zombar de mim.

      Quanto a você da aristocracia há de viver eternamente sendo escravo de gente que cultiva hipocrisia."

      Excelente filme que me abriu os ouvidos há um grande artista e ícone da história e da música brasileira.

      Excluir
    2. Corrigindo: "Quanto a você da aristocracia que tem dinheiro mas não compra alegria, há de viver eternamente sendo escravo dessa gente que cultiva hipocrisia".

      Excluir
    3. Poderíamos ficar horas citando Noel. Vai um trecho de João Ninguém:

      João Ninguém
      Não tem ideal na vida
      Além de casa e comida
      Tem seus amores também
      E muita gente que ostenta luxo e vaidade
      Não goza a felicidade
      Que goza João Ninguém!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas