Foi Apenas um Sonho

Nome Original: Revolutionary Road
Diretor: Sam Mendes
Ano: 2008
País:EUA e Reino Unido
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e Michael Shannon
Prêmios: Globo de Ouro de Melhor Atriz
Foi Apenas um Sonho (2008) on IMDb



Viver no mundo da lua é mais real do que as pessoas imaginam, apesar de vivermos sob a batuta da realidade nua e crua, sem pensamentos livres, sem ideais, sem vida livre. Mas sem ter sonhos uma mente é apenas um pulo no escuro vazio e sem chão, um labirinto espelhado sem saída, um lago sem água onde nadamos com monstros e baleias falantes. Viver num mundo de Oz onde a vida real não tem pauta é como viver apenas um sonho. Porém nem sempre sonhar é projetar um bom futuro. Vamos viver de sonhos, dos mais complexos, dos mais arquitetados, dos mais vivos, do sonho da vida livre e real.

Frank e April são um casal em crise em meados dos anos 50 nos Estados Unidos. Vemos que se amam, mas a monotonia os acometeu e o tédio vai desmoronando cada sentimento que foi construído no passado. Ele trabalha para sustentar a casa e ela, atriz frustrada, se dedica a ser dona-de-casa para cuidar bem da casa de seu marido. Uma vida comum, como de milhares de pessoas ao redor do mundo. Monótona, chata e vazia. Na tentativa de mudar de vida eles decidem mudar-se para Paris e iniciam uma busca por um sonho distante e nem tão querido assim.


A vida de conveniência, cheia de sorrisos falsos, jantares de aparência e beijos insinceros, são estuprados com a presença do filho da vizinha onde se inspira e pronuncia verdades inenarráveis sobre as conveniências da hipócrita sociedade. Paris existe num sonho distante, mas a realidade é a Revolutionary Road. A revolução não existe sem ideal, e ali não existem ideais, mas sim conformismo. O medo da fuga esconde toda a criatividade implícita no casal. Um casal que descobre a cada frame que o amor que os unia nunca existiu na verdade e não é nada fácil aceitar essa realidade. Por olhares diferentes vemos um morro desmoronar como se chovesse por dias seguidos. Uma miséria da humanidade sem espaço para o sucesso.

“Foi Apenas um Sonho” é um dos filmes mais impactantes dos últimos tempos. Vemos um casal que ficou conhecido, amadureceu e brilha juntos após um estouro catastrófico num pesadelo da indústria cinematográfica real. Com categoria e espantosa força o casal Di Caprio e Winslet brilham num céu de brigadeiro num drama com ares de Truffaut, mais próximo da realidade é impossível. É cru, nu, escalpela o mais utópico. Relacionamentos sempre terão espaço no cinema, seja por romances ou por dramas, sempre há o que explorar dessa difícil forma de viver junto a uma pessoa que não é você mesmo. Sam Mendes não é Truffaut, mas, com esse e com "Beleza Americana" é o melhor realizador sobre relacionamentos dessa geração - cada geração com o que merece. Não temos aqui “A Mulher do Lado”, mas temos uma pessoa ao nosso lado que conhecemos a cada segundo mais e cada vez mais não conhecemos a nós mesmos. Lindo filme sobre o vazio que pode acometer o mais puro dos animais que podem se relacionar. Apenas um sonho lindo, triste e emocionante.


Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Já que citou neste post "A Mulher do Lado", recomendo mais um filme de proximidade "Amor a Flor da Pele" Wong Kar Wai.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Realmente,Vitor,o seu post está muito bom.
    Revolutionary Road apesar da péssima tradução,p´rovém de um livro homonimo da décadda de 50,60 e de fato é um daqueles filmes "soco na boca do estomâgo".Para além da atuação maravilhosa do casal Titanic fica a sensação de uma pergunta pairando no ar e olhando pra nós: Afinal que porra foi/é que estamos fazendo das nossas vidas? Será que somos/estamos felizes? Porque não empreender o mais desarrazoado dos planos se é na verdade eles que nos fazem viver???

    Filme,enfim,absurdo de bom....
    Merece ser visto,revisto,comentado e criticado!!!!

    Fernando Moreira dos Santos
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas