O Quarto do Filho

Nome Original: La Stanza del Figlio
Diretor: Nanni Moretti
Ano: 2001
País: Itália/França
Elenco: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca e Guiseppe Sanfelice.
Prêmios: Palma de Ouro de 2001; Melhor filme, música e Atriz (Laura) no David di Donatello.
O Quarto do Filho (2001) on IMDb

Um grito não me sai da cabeça. Não é um grito de vitória ou de dor.


‘O Quarto do Filho’, filme em que Nanni Moretti dirige e atua, mostra a história de uma família tradicional italiana que terá de superar a dor de uma perda trágica do filho - Andrea. Nanni vive Giovanni, um psicanalista dedicado à profissão e aos seus pacientes. Até que em uma manhã, o trabalho sobrepôs à família. Porque diabo deixar pra amanhã? Uma amanhã que não mais existirá. Uma angustia e culpa que o perseguirá.

Abordar uma perda é sempre um clichê no cinema. É mesmo. Mas aquele maldito grito da mãe não me sai da cabeça. Nem a bela trilha sonora, nem o som do parque de diversão o apaga. Ele persiste em seguir no subconsciente.

Seguir adiante é uma tarefa difícil quando se perde um ente querido. Todos já passamos por isso, ou ainda vamos passar. Este filme mostra e o faz sentir, exatamente, como é. O filme não fica só nisso, nessa depressão. Mostra um recomeço ou uma tentativa de tal. Andrea ainda está lá em uma carta ou em roupa que ficou em seu quarto.

Infelizmente não é um filme fácil de encontrar ou de passar na TV. Mas se encontrar, veja. Espero não ter exagerado e desculpe a falta de palavras, mas o grito ainda persiste em minha mente... Ouça:


Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. O que será que se passa pelo quarto de um filho? Grande questão, pois por maiores que os pais sejam grande investigadores, filhos são capazes de esconder hipopótamos embaixo de tapetes. Por vezes é tarde para saber o que se passava e só se percebe o tal hipopótamo quando a lama já está invadindo as nossas narinas.

    Não assisti ao filme, mas o título é sugestivo.

    Leandro Antonio

    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme, dormi um pedaço rs... Mas vou comentar...
    Gostei do filme por um motivo, fazia tempo que não via um filme feliz, todos os filmes que assistia eram p/ baixo. E esse é triste também, mas ele mostra um lado família, que é de invejar, a relação de respeito, que um tem pelo outro é linda.
    E a forma como mostra a perda, é muito real, pois dizer " a vida continua" é coisa de cinema, pois quando acontece, sofremos mesmoooo.
    Então só o tempo e as lembranças, tentam nos confortar...

    ResponderExcluir
  3. É...realmente o grito vai ser algo que não deve sair de sua mente por muito tempo, mas tente superar assim como eles :D
    Quando puder veja Caos Calmo. É um pouco mais light, porém continua a ser perda.

    ResponderExcluir
  4. Cinemacombr, concordo que apesar da tristeza da perda é um filme que transborda esperança.

    Caos Calmo é um pouco mais reflexivo até. Uma maravilha de filme... Aliás, cada vez mais, Nanni me agrada...

    Obrigado por comentar!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  5. Vitor, muito boa dica. Obrigado. Gostei principalmente da abordagem com relação a utopia humana em aceitar a perda. No filme se acentua pelo impotência do pai que mesmo sendo psicanalista em teoria teria as ferramentas para amenizar a dor, mas ele não foi diferente de qualquer outro pai. Figurativamente, ao manter o quarto do filho tentam uma associação material a ele, pois não aceitam a perda. Enfim, acho que a mensagem seria que das dores da alma ninguém está imune, principalmente se originada pelo enlace visceral da paternidade/maternidade. Bom filme!

    ResponderExcluir
  6. Nanni Moretti esbanja competência e talento ao dirigir, roteirizar e protagonizar uma história fúnebre, carregada de emoção, mas sem nenhum tipo de apelação. "O Quarto do Filho" é um retrato delicado e sincero da morte de um ente querido. Mostra as suas conseqüências psicológicas e como elas podem afetar no comportamento das pessoas. Trata-se de um drama de arrepiar, que mexe com os nossos valores e muda as nossas convicções sobre a vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas