A 13ª Emenda


Nome Original: 13th
Ano: 2016
Diretora: Ava DuVernay
País: EUA
Elenco: Jelani Cobb, Henry Louis Gates, James Kilgore, David Keene, Michelle Alexander, Cory Booker e Melina Abdullah.
Prêmio: Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.





É um documentário que é obrigatório para todos. Principalmente para todos brasileiros, que estamos vivendo essa crise do sistema prisional e que ouvimos de vento e polpa: “temos que copiar o sistema dos Estados Unidos, onde tudo funciona”. Bom, Ava DuVernay, diretora do ótimo "Selma", faz um documentário nos mostrando a verdade desse sistema americano. Mas, para ter ideia, como a nação da liberdade, do sonho perfeito, tem 25% dos presos do mundo?

Em passagem cronológica adentramos dados estatísticos, exploramos a história da escravidão, somos expostos a projetos políticos, esmiuçamos a guerra às drogas, observamos o encarceramento em massa e a segregação racial e tudo isso forma com muitos depoimentos fortes, imagens de arquivo duríssimas e embaladas com músicas de protesto formam esse excelente documentário da Netflix.



O filme também joga foco num assunto atual, como a onda de protestos negros contra a força policial, mostrando também o lucro e as mazelas das prisões privatizadas, os conchavos escusos de associações e grandes empresas com políticos. A 13ª emenda da constituição americana diz que a escravidão acabou, mas ela ainda existe sob nome de criminalização, principalmente para negros e latinos. "A 13ª Emenda" merece ser visto. Nem que seja pra não concordar com nada, mas para discutir um assunto vivo e pulsante...

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Ótima dica! O texto me deixou curioso sobte o documentário. Quero assistir hoje mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas