Match Point - Ponto Final


Nome Original: Match Point
Ano: 2005
Diretor: Woody Allen
País: Reino Unido, Luxemburgo e Irlanda
Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Emily Mortmer, Matthew Goode, Brian Cox, Penelope Wilton e Scarlett Johansson.
Prêmios: David di Donatello e Goya de Melhor Filme Europeu.
Ponto Final: Match Point (2005) on IMDb

O que é a vida?

Uma sequência de acontecimentos durante o período em que respira e está vivo. Algo simples assim poderia responder a uma pergunta tão complexa.

Complexo mesmo é viver e ser feliz. As duvidas que nos permeiam também nos definem. Se fosse matemática, seriamos a soma de nossos medos menos nossos erros, elevados a potencia a qual esses eventos são marcantes e definitivos. Somos equação, somos escolha, somos medo.

Se um amor se perpetua e concretiza à medida que o tempo o molda, a paixão é a velocidade inversamente proporcional em que você passa a não ter mais controle dos sentimentos, pensamentos e ações. Um pode conviver com o outro? Claro. Mas é possível amar uma pessoa e estar apaixonado por outra? Sim. A vida é complexa demais para termos definições pétreas. E como seguir a vida dessa forma? Escolhas. O pau cresce e a escolha pode ser errada. Pode. Pois não há certos e errados onde não há manual. Mas e a sua moral? E o seu pau deveria crescer também no amor?

O poder e ser. O crime e castigo. A causa e consequência. A ação e a reação. Amor e a paixão. Vida e morte. Há dualidades em tudo que vivemos mas nada deve ser definidos pelos extremos. Arrependimento, perdão, confusão. Tristeza, frustração, depressão. A vida é cheia de armadilhas. A sorte precisa estar ao seu lado, senão a chance de sua vida ser uma merda é enorme. Mas há sorte para quem faz tudo errado? Claro que sim. Aprender com os erros é a maior conquista de um pecador – logo, de todos. Aliás, o que é o pecado? Aliás, o que é a vida mesmo?


Realmente não sei. Apenas vivemos um dia após o outro. Um ponto após o outro até o ponto final. Desse ninguém escapa – e espero que demore mais um pouco para vivermos tudo que temos para viver, mesmo que não sejamos nada de muito especial. Mas somos todos especiais para alguém. Ou não? E você é especial para quem mais importa? Pra você mesmo. Apenas seja...

Nota: 9

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Assisti a anos atrás. Muitos filmes doWoody Allen depois e pra deixar o comentário divertidinho, diria: Qual é o point do seu match?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas