The Hunting Ground



Nome Original: The Hunting Ground
Ano: 2015
Diretor: Kirby Dick
País: EUA
Elenco: Andrea Pino e Annie Clark.
Sem Prêmios

Uma denuncia seríssima escancarando instituições milenares que em nome de seu nome, de seu status, de sua reputação e das doações milionárias preferem o silêncio e não levar a fundo uma epidemia que ocorre em suas dependências. Estupros e abusos sexuais ocorridos nos campus das universidades mais renomadas dos Estados Unidos e em suas fraternidades são gritos que ouvimos durante todo o documentário, onde duríssimos e tristes depoimentos nos mostram a barbárie dos infratores e nos indignamos com a impunidade e falta de firmeza das faculdades para com o ocorrido.

As universidades norte-americanas vivem basicamente de doações de ex-alunos, da comunidade e de verbas de televisão (quando tem times esportivos de qualidade). Qualquer escândalo pode fazer esse faturamento ir para o ralo e por esse motivo o assunto é abordado com tanta precaução e deixado de lado. Mas mulheres como Annie e Andrea, que sofreram abusos e levaram à frente o ocorrido para os conselhos e administração das universidades, mas sem sucesso, não se limitaram a ouvir o não. Ao ver seus abusadores livres e soltos, com possíveis novas vítimas correndo risco. O álcool é quase sempre a principal arma para facilitar o abuso. Um absurdo. Lamentável.

O documentário é clássico, com depoimentos, levantamento de dados estatísticos e inserções de chamadas de televisão sobre o assunto, mas é um documentário obrigatório pela urgência da sua denúncia e de sua gravidade. Apesar de estar apenas retratando universidades renomadas como MIT, Notre Dame, Harvard, Berkeley é uma epidemia mundial como vimos aqui no Brasil com o caso dos 33 homens e a menina no Rio de Janeiro e vê-lo mostra a necessidade de denunciar e não se calar diante do absurdo.

Lady Gaga compôs e canta a música 'Til it Happens to You e fez uma apresentação memorável e emocionante no ultimo Óscar. Veja, se indigne e saiba que você não está só.

Comentários

Postagens mais visitadas