Mulher Maravilha


Nome Original: Wonder Woman
Ano: 2017
Diretor: Patty Jenkins
País: EUA
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, David Thewlis, Danny Huston, Elena Anaya, Connie Nielsen e Ewen Bremner.
Prêmio: Filme do Ano no AFI Awards.
Mulher-Maravilha (2017) on IMDb

2017. O ano marcado pelo empoderamento feminino a personagem icônica da força da mulher ganhou o seu primeiro filme solo. E certamente não é por acaso. Alguns dirão que é demanda do mercado. Que seja, estamos diante de um grande filme, com uma mensagem que vai além do tal empoderamento e é mais do que apenas mais uma simples fita de herói. É o primeiro filme da Mulher Maravilha, sobre deusas-amazonas vivendo numa ilha sem homens, dirigido por uma mulher, estrelado por uma ex-miss e ex-recruta do exercito israelense – que filmou grávida de uma menina. E o filme é sobre paz, amor, respeito e vida, elementos claros de uma mulher, mas mais do que isso. São elementos de um ser humano. E por se tratar de um filme de super-herói, a veia humanista da personagem é a grande maravilha. Um alívio num mundo onde esperamos heróis para jorrar seus superpoderes sobre os bons, aniquilar os maus e com a salvação do mundo. E um filme como “Mulher Maravilha” vem para entendemos que o poder está dentro de nós.

Themyscira. Nessa ilha habitada por mulheres é pacífica, mas cheia de amazonas guerreiras. São deusas, lideradas pela rainha Hipólita. Ela tem um único bem, uma única preocupação: Diana, sua filha. Por alguma conexão com os deuses, elas estão isoladas nesse paraíso. E a irmã da rainha, Antíope, é a maior guerreira daquele lugar e inspiração para a pequena Diana. Até que a mesma cresce e começa a fazer aulas de defesa e guerra com a tia. Mal sabia que a princesa estava sendo preparada para ser quem precisa acabar com Ares, o Deus da Guerra. Diana vive num dilema entre respeito à sua mãe e respeito às suas vontades. Ela quer explorar, salvar o mundo com uma ingenuidade impar e cativante. Até que Steve Trevor aparece. Um soldado inglês, vestido de alemão, vindo da Primeira Guerra Mundial. Seu avião cai bem próximo à ilha e o mesmo é salvo por Diana, que desconfiada, vê ali uma mudança de vida. Sim, Steve é o ponto de transformação de Diana em Mulher Maravilha. Com certa perplexidade, Steve duvida de onde esteja, duvida da vida, duvida daquele harém. Mas ele tem sua missão que é levar aos seus superiores todas informações que adquiriu dos alemães. Diana tem certeza que é Ades disfarçado. Os dois vão para o front em busca de Ares e dos alemães.


“Mulher Maravilha” vai da mitologia para a primeira guerra e nos toca como se fosse atual. É atual. A personagem vem ao mundo dos homens com a ingenuidade de uma criança e não para ser abusada e atropelada. Não, ela vem para nos reposicionar e mostrar que o mundo como está não dará certo. E não apenas pela guerra, onde há o absurdo de homens matarem outros homens, mas questionando atitudes do dia a dia. A escolha da diretora Patty Jenkins para comandar foi certeira, não apenas pelo gênero, mas sim pela ausência de vícios com filmes de heróis. O filme é diferente de todos outros desse gênero pelo olhar do mundo, da mulher e na construção da personagem. E não há o que falar de Gal Gadot. Ela é a própria Mulher Maravilha e está estupenda na atuação, na beleza e encarnou a personagem de uma forma que não conseguimos imaginar outra atriz possível. A ótima química com Chris Pine cria bons momentos de romance no meio da guerra, mas sem o sentimentalismo bobo que por vezes recai nessas cenas. A construção do vilão Ares é boa, mas mais por sua faceta no “nascimento” da Mulher Maravilha do que pela sua antítese física. Claro, é um filme de super-herói e há bons momentos dos personagens Doutora Veneno e General Ludendorff, mas que são realmente bons por conta da princesa Diana. “Mulher Maravilha” é muito bom na sua fotografia, na apresentação quase didática da personagem, no enredo mixando Primeira Guerra e mundo atual e visto num 3D (desnecessário) é um marco cinematográfico para o cinema de heróis, feminino e humanista.

Nota: 8

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Nesta era de vídeos e mais vídeos na internet. Tenho apreciado cada vez mais a corrente contrária, ou seja, ler... Bendito silêncio da leitura não morra na internet.

    ResponderExcluir
  2. Mas o rapaz voltou uma máquina de produzir ótimos textos... Que bom que voltou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaa Obrigado, mano! Que bom que está gostando! Estamos ai na ativa de volta...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas