Aquarius


Nome Original: Aquarius
Ano: 2016
Diretor: Kleber Mendonça Filho
País: Brasil 
Elenco: Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos e Carla Ribas.
Prêmios: Melhor Filme do Festival de Sydney, Melhor Filme pelo Juri no World Cinema Amsterdam, Prêmio Especial do Juri no Festival Latino Americano de Lima, Melhor Atriz (Braga) e Prêmio Especial do Juri no Festival Biarritz Internacional de Cinema Latino Americano.
Aquarius (2016) on IMDb


A vida de Clara. A vida de Aquarius. A vida.

Estamos no Recife, anos 80. Música boa tocando num lindo prédio, uma praia cheia de gente, sexo, drogas e nessa noite agradável conhecemos Clara, jovem mãe de três filhos, de cabelos curtinhos a la Elis Regina e que passou recentemente por um câncer de mama. Nesse prédio mora uma tia de Clara. Catapultados para os dias de hoje na mesma praia, vemos a mesma Clara, já na terceira idade e vivendo no mesmo Edifício Aquarius. O prédio nanico entre os monstros arranha céus da praia de Boa Viagem. Ela agora com cabelos longuíssimos, vive só - sempre acompanhada de sua fiel empregada. Os outros apartamentos do prédio estão vazios. A construtora Bonfim, tradicional na cidade, comprou todas as unidades, exceto da sexagenária. Seria ela uma vovó ranzinza que só sairá de lá morta ou é uma ativista revolucionária em defesa de sua propriedade? O mercado quer engoli-la. Dizem que ela deveria sair por segurança, modernidade e conforto que só os novos apartamentos podem oferecer. Mas e as raízes? E a identidade? Não há quem nos venda, isso só nós podemos cultivar.

Clara é uma mulher inteligente, forte, de caráter e impositiva. A pressão silenciosa que a incorporadora faz para que ela saia do apartamento está alinhada com a força das instituições mais opressivas existentes: imprensa, política, igreja e sociedade – incluindo todos, inclusive seus próprios filhos. Clara está só. Ela tem seus discos, as músicas que marcaram sua vida, suas memórias, suas coisas que dão certo alento. Clara está cheia de vida ao seu redor. Clara resistirá a todo e qualquer assédio. De peito aberto, mesmo que mutilado, com seus cabelos soltos, ela é uma espécie de Sansão moderno. Uma abnegada. Uma mulher de fibra, de peito.



O filme é lindo em sua caracterização dos anos 80, desde a escolha de trilha sonora fabulosa e muito bem encaixada - de Queen a Reginaldo Rossi – passando por uma direção de atores muito boa, mas é claramente impossível não dizer que se trata de um filme de Sônia Braga. Para Sônia Braga. Sua força na tela, sua beleza - física e da personagem- faz com que ela leve o filme nas costas, totalmente feito para ela brilhar. E ela brilha, fazendo talvez o papel de sua vida. Kleber Mendonça Filho faz mais um belíssimo filme com diversas características já conhecidas dos seus curtas e do ótimo "O Som ao Redor", como uso constante do zoom in, a criação de clima psicológico e o uso de flashbacks/visões entre pesadelos que cria uma tensão constante. Também tem Recife e imóveis. Mas, o principal de seus filmes: tem vida, tem gente. KMF é um diretor de capacidade ímpar. A duração é maior do que necessária, mas não tira a força e nos prepara para o que veremos - uma espécie de Davi contra Golias. Os cabelos de Clara é clara referência à prova da resistência, da luta, da vida. Clara é um personagem incrível. Sônia Braga é incrível.

Tentar dissociar o filme de toda polêmica que o cercou referente ao Oscar e aos protestos em Cannes é difícil, mas possível. O filme em si é maior do que a pequenice de boicote da direita ou apoio cego da esquerda. O filme é sobre resistência, sobre abnegação, sobre ser vivo, ser humano, ser cidadão e isso é maior do que apoiar A ou B. Não se deixe contaminar com os discursos extremistas (de nenhum dos lados), veja e apoie cinema nacional. Gostar ou não depende do olhar, mas crie o seu e nunca veja pelos olhos de outrem. "Aquarius" é grande. Kleber Mendonça Filho é ótimo. Sonia Braga é uma estrela e é a representação maior do nosso cinema.

Viva "Aquarius"! Viva a liberdade! Viva Sonia Braga! Viva a vida!

Nota: 9

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas