Contra a Parede
Nome Original: Gegen die Wand
Diretor: Fatih Akin
Ano: 2004
País: Alemanha e Turquia
Elenco: Birol Ünel, Sibel Kekilli, Catrin Striebeck, Güven Kirac, Meltern Cumbul, Stefan Gebelhoff
Prêmios: Urso de Ouro e FIPRESCI do Festival de Berlim, Melhor Filme e Diretor no Festival Europeu de Cinema e Goya de Melhor Filme Europeu.Diretor: Fatih Akin
Ano: 2004
País: Alemanha e Turquia
Elenco: Birol Ünel, Sibel Kekilli, Catrin Striebeck, Güven Kirac, Meltern Cumbul, Stefan Gebelhoff
Fatih Akin consegue transportar a longínqua tradição e
cultura turca para o mundo ver e entender. Um mundo turco na Alemanha, país que
abriga uma quantidade grande de imigrantes deste país. A identidade está na
religião, na cultura, na criação de filhos que conhecem o mundo de seus pais,
mas que quer viver sua vida louca, como se não houvesse amanhã. O suicídio não
é uma saída, mas uma forma de encontrar quem realmente ama: a vida. Cahit e
Sibel se conhecem no hospital psiquiátrico. A morte foi tentada, mas não
alcançada por ambos. Sibel pede para Cahit casar com ela para que ela consiga
se libertar da pressão da família para que honre suas tradições. Cahit ri, ri,
ri. Aceita para ajuda-la mesmo sem condições de andar sozinho.
Parece uma bela história de amor, de redenção, de superação.
Mas aos olhos de Akin nada pode ser comum, piegas. Dividindo o mesmo teto, sem
nenhuma afeição um pelo outro, a vida de cada um segue seu rumo, apenas
voltando para a casa depois de noites de sexo, de loucuras, de drogas. Numa
noite, num ataque de fúria, Cahit se excede e por ciúmes comete um crime. Um
amor que nem existia que não nasceu, pariu, fez com que uma atitude desesperada
causasse uma tragédia. Sibel diz que o aguardará e vai para a terra mãe. Uma
mãe que nunca olhou para ela como deveria. Sua vida mudará completamente à
espera de Cahit. E ele voltará para encontra-la. Ou encontrar uma nova mulher?
A história é mostrada e montada de forma a prender, atentar,
dissecar de forma original e seca, formada com rock ‘n roll, atitude, drogas,
imagens que se contorcem em belas formas. O filme não é apenas a junção de
frames, é a criação de imagens inéditas, criativas e que adentram a alma sem pedir
licença. Um filme que não é fácil para todos, mas que assim que você começa a
vê-lo não pode parar pois a cada momento vemos novas reviravoltas criativas. O
estranhamento faz parte de uma vida que vai além das convenções de uma
sociedade hipócrita.
Vitor Stefano
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